Linda-a-Velha: Reservatório de Santa Catarina vai ser substituído

338
Reservatório do Alto de Santa Catarina - Novo

Os Serviços Intermunicipalizados de Água e Saneamento de Oeiras e Amadora vão construir um novo Reservatório no Alto de Santa Catarina, situado na localidade de Linda-a-Velha.

O atual equipamento encontra-se em funcionamento desde 1999 mas, na sua estrutura, foram detectadas uma série de anomalias. A Câmara Municipal de Oeiras já deu luz verde para a adjudicação desta empreitada que, mediante procedimento por concurso público, tem o início previsto ainda para o ano de 2021, pelo preço base de € 2.521.736,25, valor a suportar pelos SIMAS e a executar no prazo máximo de 540 dias.

A decisão de substituição deste equipamento em detrimento da sua reparação, foi tomada após uma monitorização pormenorizada, realizada pelos SIMAS, e após a realização de um Estudo de Diagnóstico exaustivo, que revelou uma série de anomalias estruturais, cuja reparação, além de implicar investimentos avultados, tecnicamente não apresentava compatibilidade com a forma de exploração pretendida para a instalação.

Assim, ficou decidido avançar para a demolição total do atual reservatório e para a construção de uma nova instalação, no mesmo recinto.

O Novo Reservatório do Alto de Santa Catarina irá abastecer as zonas do Alto de Algés e de Santa Catarina, áreas que são atualmente abrangidas pelo reservatório existente, e as zonas da Av. da Índia, das Faculdades/Jamor e do futuro empreendimento do Porto da Cruz, zonas que são abastecidas diretamente pela EPAL.

Com vista a possibilitar o abastecimento de água a todas estas áreas, bem como garantir a distribuição em caso de avaria na adução, a capacidade de armazenamento de água potável do reservatório irá passar dos atuais 3500 m3 para 7500 m3, havendo ainda a possibilidade de expansão, ficando assim, com uma capacidade total de 11000 m3, mais do que triplicando a atual capacidade.

De salientar ainda, que a construção deste novo equipamento mereceu um estudo paisagístico, de modo a enquadrar-se de uma forma harmoniosa na mancha verde do Estádio Nacional e contigua a este espaço. CM Oeiras