Autarquia de Oeiras realiza trabalhos de desmatamento para evitar incêndios

285
Desmatamentos - Oeiras
No âmbito da legislação em vigor que prevê a gestão de matéria combustível, o Município de Oeiras tem vindo a desenvolver vários trabalhos de desmatação em terrenos municipais, assim como faixas de segurança, nas imediações das habitações.
Com estes trabalhos pretende-se garantir não só a segurança e prevenção de incêndios, como também a salubridade, uma vez que terrenos com vegetação muito alta podem servir como refúgio de organismos indesejáveis ou levar a práticas nefastas como o abandono de diversos tipos de resíduos, situações que comprometem a saúde pública.
Neste sentido, a Câmara Municipal de Oeiras, com recurso a maquinaria pesada, a máquinas de pequeno porte e a mão de obra dos funcionários municipais, já efectuou, desde o início do ano, a limpeza de vários terrenos, dos quais destacamos: o talude da Rua Carlos Belo de Morais no Alto dos Barronhos, o terreno da Rua Mário Moreira, também na Outurela.
Em Linda-a-Velha foi efectuada uma desmatação de grandes dimensões, num terreno já com vegetação muito densa, na Rua Ator João Guedes até ao limite do Complexo Desportivo do Jamor.
Em Linda-a-Pastora, foi efectuada a limpeza do Beco dos Pombais, em regime de outsoursing, na desmatação com maquinaria pesada, tendo sido complementada em administração directa para a limpeza mais fina e nos caminhos de acesso.
Também em Oeiras, já se encontra efectuada a limpeza do espaço que separa a Estrada Marginal da zona costeira (Fontainhas) permitindo um quase contínuo entre a terra e o mar.
Paralelamente à Ribeira de Barcarena e num talude que termina junto de várias habitações, na zona de Leceia, encontra-se a decorrer a limpeza do terreno que confina com a Rua 7 de Junho.
Também no âmbito da garantia de segurança junto das habitações, foram eleitas áreas prioritárias, tendo sido realizadas faixas de segurança (de cerca de 6m nos locais onde é possível) nas traseiras das habitações.
Estes trabalhos só são possíveis graças ao investimento que o Município tem vindo a fazer, tanto na aquisição de meios mecânicos como no reforço dos recursos humanos. CM Oeiras