Queluz de Baixo com duas novas praças

476

O presidente da Câmara de Oeiras, Isaltino Morais, inaugurou duas novas praças em Queluz de Baixo, Barcarena: a Praça da Escola, na estrada Consiglieri Pedroso, e a Praça Restani.

A requalificação realizada na Estrada Consiglieri Pedroso permitiu a criação da nova praça da Escola, uma zona ampla que inclui zonas de circulação pedonal, outras de estadia e equipamentos de lazer.

Esta intervenção, representou um investimento de 300 mil euros e permitiu requalificar o espaço público na área envolvente à fachada principal do edifício do Centro de Juventude, anteriormente delimitada por muros, nos arruamentos confinantes do mesmo, na área adjacente à secção de limpeza (antigos lavadouros) e na envolvente ao edifício localizado a sul da estrada Consiglieri Pedroso.

Seguiu-se a inauguração da Praça Restani cuja obra representa um investimento de 685 mil euros e que tornou esta praça num centro que permitirá múltiplas atividades, beneficiando de uma situação de anfiteatro.

Foram igualmente criadas áreas de estadia, devidamente enquadradas por pequenos núcleos de árvores, com bancos numa situação de ensombramento mais favorável à permanência e convívio de pessoas. Foram também criadas algumas zonas verdes de enquadramento que delimitam e protegem a área da praça de alguma perturbação visual e sonora do exterior.

O dia terminou com um concerto do cantor Emanuel, na Praça Restani.

Estas duas novas praças são apenas o inicio da promessa da Câmara de inaugurar vários espaços destes por todo o concelho. A Câmara já anunciou que o Rossio de Porto Salvo terá o projeto concluído no final deste ano e que o projeto para a requalificação da Praça do Largo 5 de outubro, em Oeiras, foi já aprovado.

Também a abertura do procedimento para o projeto da Praça dos Lusíadas, em Linda-a-Velha, já foi aprovado em reunião de Câmara, a Praça da Música, também em Linda-a-Velha, deverá conhecer um forte impulso até ao final do corrente ano, assim como os projetos da Praça dos Largo Alves Redol, em Caxias, da Praça Verney, em Oeiras, e da Praça das Portas de Algés.