A Agência Espacial Portuguesa e o Instituto Superior Técnico recebem o maior programa internacional de estudos espaciais em 2022. O programa irá ser recebido no Taguspark, em Oeiras, e no campus do IST, em Lisboa.
A Agência Espacial Portuguesa, Portugal Space, e o Instituto Superior Técnico (IST) foram seleccionados pela International Space University (ISU) para organizar a próxima edição do Programa de Estudos Espaciais (SSP).
O projecto apresentado pela Portugal Space e pelo IST contempla a realização do Programa de estudos espaciais de 2022 no Taguspark, em Oeiras, e no campus do Técnico, em Lisboa.
O SSP é uma experiência de desenvolvimento profissional pensada para estudantes pós-graduados e profissionais das mais variadas disciplinas, que cobre os principais campos do conhecimento ligados ao Espaço.
O programa trará a Portugal mais de uma centena de estudantes, professores e especialistas de Espaço da Agência Espacial Europeia (ESA), da NASA e de outras agências espaciais, já no próximo ano.
Inspirada na ligação de Portugal ao mar, a proposta portuguesa prevê que o SSP verse sobre a temática da observação da Terra, o Oceano e as alterações climáticas.
O programa, que conta com um forte apoio de todos os departamentos e centros de investigação ligados ao Técnico, irá incluir o contacto dos alunos com o ecossistema espacial português, prevendo-se visitas de campo a centros de investigação e empresas nacionais, incluindo startups.
O valor da proposta foi reconhecido pela ISU, que destaca este “acesso a competências nacionais em matérias relacionadas com o espaço em universidades, centros de investigação, agências governamentais e empresas privadas”.
“Estes recursos, combinados com instalações académicas e residenciais de alto nível e um ambiente acolhedor e seguro, tornam o SSP muito promissor em 2022”, referiu ainda a ISU.