Emerald: Programa de formação doutoral para médicos na Europa

Emerald

O IGC colabora no primeiro programa de formação doutoral para médicos na Europa. O Emerald vai juntar sete institutos europeus de investigação biomédica, para formar a próxima geração de médicos-cientistas da Europa.

Instituto Gulbenkian de Ciência (IGC) vai participar no Emerald, o programa doutoral que pretende formar a próxima geração de médico-cientistas da Europa.

O Emerald pretende proporcionar aos médicos competências biomédicas de ponta e contribuir para preencher a lacuna que existe entre a investigação e a prática clínica.

Apesar dos rápidos avanços na investigação biomédica, as novas descobertas nem sempre se traduzem imediatamente em inovações médicas, que melhorem os diagnósticos ou que resultem em novos e melhores tratamentos.

Aproximar a prática clínica da investigação é a chave para enfrentar os desafios globais de saúde, como a diabetes, a doença de Alzheimer ou o cancro.

Os médicos-cientistas encontram-se numa posição única, beneficiando da sua experiência clínica para identificar onde a investigação é mais necessária e expandir esse conhecimento para o benefício dos pacientes.

Para Luís Moita, investigador e coordenador do programa no IGC, este “é um projecto que vem estimular o diálogo necessário entre investigação e clínica, e que vem contribuir para acelerar a identificação de soluções inovadoras, quer no tratamento de doenças, quer na promoção da saúde.”

Precisamos urgentemente de cientistas com formação médica que desempenhem um papel crucial na aplicação de avanços em áreas de omics, big data, inteligência artificial ou microscopia de alta resolução, para responder às necessidades dos pacientes no Século XXI”, diz Michela Bertero, coordenadora do programa de formação.

A partir de agora, sete institutos de investigação biomédica e trinta parceiros associados em dez países europeus diferentes vão superar esse desafio, unindo esforços para criar o Emerald, o primeiro programa de formação médico-cientista em toda a Europa.

Financiado pelo programa Horizon 2020, da União Europeia, o Emerald proporcionará aos médicos oportunidades únicas de se mudarem para um país diferente para desenvolver um projecto de investigação, participar em escolas de verão personalizadas, obter orientação dos seus pares e explorar novas colaborações.

O projecto insere-se na estratégia conduzida pelo Instituto de Oeiras de promover parcerias científicas com diferentes sectores, de forma a gerar novo conhecimento com impacto na melhoria da qualidade de vida da sociedade.

A primeira fase do concurso do Emerald, para um total de 12 vagas, está aberta até ao dia 14 de novembro.

Oeiras Valley