Lab in a Suitcase: Kit experimental para investigação científica independente

285
Lab in Suitcase - Kit Experimental

O Lab in a Suitcase é um kit experimental que permite a realização de investigação científica de forma independente.

O projecto pretende contribuir para a democratização da ciência, capacitando e dotando jovens cientistas das ferramentas necessárias à investigação.

O Lab in a Suitcase é um projecto promovido pelo Instituto Gulbenkian de Ciência, no âmbito de uma parceria estabelecida com a Câmara Municipal de Oeiras e com a Merck, que visa capacitar jovens cientistas de Países Africanos de Língua Oficial Portuguesa.

Este projecto dá início ao plano de formação prática destinada a jovens cientistas, fornecendo-lhes uma kit experimental de baixo custo, portátil e de fácil manutenção, que permite a realização de atividades educacionais e de investigação científica de forma independente.

A mala é compacta e composta por diversos equipamentos de biologia molecular, permitindo ao utilizador realizar experiências de genotipagem e fenotipagem, baseadas em técnicas modernas, como a amplificação e análise de ADN e a microscopia óptica de fluorescência.

O kit inclui uma estufa, um densitómetro, uma lupa, um kit Bento Lab e 4 micropipetas.

O projecto procura contribuir para a democratização da ciência, impulsionando a investigação científica e o ensino da ciência de forma mais inclusiva e global.

Conheça os componentes do kit Lab in a Suitcase (com vídeo)

Oeiras Valley