O programa Lab in a Box foi apresentado em sessão aberta, no Instituto Gulbenkian Ciência (IGC), durante a Semana da Ciência & Tecnologia, em Oeiras. O Lab in a Box é um kit de atividades experimentais e vai chegar a milhares de alunos no ano lectivo 2021/22.
O sucesso do projecto piloto, que decorreu nas escolas do concelho de Oeiras, no ano lectivo de 2020/21, foi marcado por uma entrega de diplomas aos professores que participaram nessa fase. Foram ainda recebidos cerca de 30 professores que irão participar na próxima fase do programa.
O Lab in a Box é uma iniciativa pioneira na área da pedagogia, promovida pelo IGC, com o apoio da Câmara Municipal de Oeiras e da Merck Family Foundation. O projecto visa promover a consciencialização da ciência na Escola, junto dos professores e dos alunos de 1º e 2º ciclo, com base no ensino experimental e em métodos científicos.
Para atingir esse objectivo, são promovidas acções de formação com o corpo docente no âmbito do planeamento das atividades experimentais presentes no kit Lab in a Box em contexto de sala de aula.
O Vereador com o pelouro da Educação em Oeiras, Pedro Patacho, esteve presente no evento e considerou que o projecto é da maior importância para o concelho de Oeiras, por contribuir para o pensamento e para o futuro das crianças.
Pedro Patacho defendeu também que “nunca antes como hoje foi de capital importância que todos os cidadãos tenham uma base de literacia científica que lhes permita compreender algumas das dimensões científicas da vida na sociedade”.
Mónica Bettencourt-Dias, Directora do IGC, salientou que o projecto, “além de ser dos cientistas, é também um projecto dos professores” e que espera que no futuro possa haver ainda mais professores envolvidos na sua elaboração e desenvolvimento.
O kit Lab in a Box, oferece a possibilidade de realizar diversas atividades científicas com recurso a materiais de baixo custo e de uso corrente e tem a vantagem de ser modular e portátil.
Por fim, os coordenadores do projecto, Joana Loureiro e Rodrigo Abreu, destacaram os esforços desenvolvidos na disponibilização de 50 kits para o ano lectivo 2021/22, na expectativa de levar a ciência até cerca de 3 mil alunos.
“A ideia é que este projecto não seja mais um trabalho para os professores, mas que os acompanhe ao longo do ano lectivo. No fundo, queremos que este kit seja uma forma diferente, mais interactiva de dar as unidades curriculares”.
Saiba mais sobre o projecto Lab in a Box (vídeo)