Foram inaugurados esta sexta-feira, 11 de dezembro, três novos pontos de carregamento de veículos eléctricos, em representação dos 59 novos pontos de carregamento que estão a ser instalados por todo o concelho, alguns deles ultra rápidos, os primeiros do país com estas características.
Para o Presidente da Câmara Municipal de Oeiras, Isaltino Morais, esta iniciativa “cumpre uma promessa eleitoral”.
“Trata-se da mais potente e moderna rede de carregamentos sustentáveis que coloca o Município na vanguarda da tecnologia ambientalmente sustentável“, sustentou.
Dos 59 novos pontos, 43 são de carregamento normal, rápido e ultrarrápido e 16 são colunas shuffle.
Trata-se da mais completa, abrangente e moderna rede de carregamento de veículos eléctricos, apostando em tecnologia de ponta pioneira no país.
Esta rede de carregamentos terá a possibilidade de carregar até 80.000 km/dia e traduz-se na substituição de combustíveis fósseis equivalentes a 5.662 litros de gasóleo e 6.471 litros de gasolina.
Os pontos de carregamento rápidos permitem o carregamento total de veículos eléctricos em até 45 minutos. Para os novos pontos Ultra Rápidos passa a ser possível carregar 200 quilómetros de autonomia em apenas 14 minutos nos veículos com capacidade de potência mais elevada.
Nestes pontos, o investimento é totalmente assegurado pelos dois concessionários vencedores do concurso público: Galp e Mobilectric.
O director da Área Comercial B2C da Galp, André Cardoso, lembrou que há 10 anos que a Galp e o Município de Oeiras assinalaram o primeiro carregamento rápido.
“Hoje é o ultra rápido. Mostra o pioneirismo da Galp e de Oeiras”, frisou.
Para o director-geral da Mobiletric, João Matos Gomes, a rede de carregamentos de veículos eléctricos é agora “uma das maiores redes urbanas na Europa” e destacou já o interesse de “outros municípios a quererem copiar a que está a ser feito em Oeiras”.
Um outro ponto de carregamento pertence à rede piloto de mobilidade eléctrica Mobi.E.
Quantos aos pontos shuffle, no total são 16 colunas multifunções que permitirão também o carregamento eléctrico normal de veículos automóveis.
O carregador que se encontra instalado é o “pole-mounts” da Efacec de 22 kW, existentes em coluna multifuncional, que permitirá o carregamento de apenas uma viatura.
Os pontos de carregamento normais irão permitir o carregamento de veículos eléctricos em até 60 minutos. Para estas colunas foi feito um investimento aproximado de 170 mil euros.
Esta aposta junta-se a outras relacionadas com políticas ambientalmente sustentáveis, como é o caso da aquisição de viaturas eléctricas para frota municipal.
Reconhecido como um concelho de excelência na área da Tecnologia e Inovação, o Município de Oeiras tem vindo a afirmar-se também na Mobilidade Eléctrica, no âmbito de uma estratégia para as smart cities.
Para mais informação, consulte a lista de localização dos pontos de carregamento e mapa de distribuição e de carregadores.