Ocean Campus: Ciência, Tecnologia, Economia e Inovação

333
Ocean Campus - Pedrouços

Com o projecto Ocean Campus, nasce um espaço de inovação e empreendedorismo que junta, na área de jurisdição do Porto de Lisboa, um cluster de atividades ligadas à ciência, tecnologia, economia e inovação.

O Ocean Campus prevê a requalificação de um total de 64 hectares, em Lisboa e Oeiras, com o investimento de 300 milhões de euros, maioritariamente privado, para a criação de espaços multifuncionais e ambientalmente sustentáveis, unidades de ensino, e o desenvolvimento tecnológico, inovação e investigação.

Será neste campus que a Fundação Calouste Gulbenkian (FCG) criará o Centro de Investigação dos Efeitos das Alterações Ambientais na Saúde Humana e nos Ecossistemas e que a Fundação Champalimaud (FC) criará o Centro Avançado para o Desenvolvimento de Inteligência Artificial (IA).

O espaço da concessão da FCG vai realocar algumas atividades do Instituto Gulbenkian de Ciência (IGC) e no novo centro serão estudados, por exemplo, os factores que controlam a nossa relação com os micróbios ao longo do tempo – sejam bactérias boas que vivem dentro de nós, ou organismos infecciosos como os vírus – utilizando tecnologias experimentais avançadas, além de abordagens quantitativas, digitais e teóricas inovadoras.

O espaço da concessão da FC destina-se à criação de um Centro dedicado à IA, juntamente com uma Incubadora Científica, que inclui uma central de computação e armazenamento de dados, laboratórios experimentais, instalações para desenvolvimento de hardware, espaços para cursos avançados de formação, áreas para startups e zonas para parcerias comerciais, de serviços ou industriais.

Através da criação da sua incubadora de IA, a FC pretende desenvolver um ambiente com condições excepcionais para o progresso da nossa compreensão, desenvolvimento e aplicação da IA.

Esta estrutura permitirá extrair o máximo proveito dos investimentos nesta área crucial, concretizando progressos ao nível da investigação com um forte impacto sobre o alívio das doenças humanas e em todos os outros sectores da sociedade abrangidos pela IA.

A missão e os valores da FC estão em total sintonia com a promoção das interações entre a ciência, a medicina e a indústria. No contexto deste intercâmbio, a FC já desenvolve atividades de excelência em diversas áreas de interesse, incluindo a aplicação da Aprendizagem Automática (AA) à imagiologia médica e à medicina de precisão.

A versatilidade e a interligação entre a investigação, a prática clínica e as plataformas da FC permitem a adaptação dos recursos existentes colocando-os ao serviço de inovações de vanguarda e novas necessidades.

Ao longo dos últimos anos, a FC revelou-se um terreno fértil para startups e os seus investigadores acabaram por fundar empresas de modo a apoiar o desenvolvimento de tecnologias de investigação (NeuroGEARS, OEPS) e aplicações clínicas (Kineticos, Limm Therapeutics).

Além disso, a FC dispõe das condições necessárias para oferecer uma incubadora e um ecossistema a este tipo de projectos, promovendo a sua interacção com investigadores, engenheiros, profissionais clínicos e outros profissionais.

É assim chegado o momento de aplicar a experiência, o conhecimento e a metodologia da FC de forma a impulsionar a revolução da IA.

Para liderar, tão eficazmente quanto possível, o desenvolvimento na área da IA, com inúmeros potenciais benefícios para a medicina e a sociedade, são necessárias organizações que proporcionem a multidisciplinaridade e a flexibilidade necessárias para pensar fora da caixa, em busca de novas soluções. A FC é uma destas organizações.

Fundação Champalimaud