Oeiras Innovation Labs está em desenvolvimento no Agrupamento de Escolas de Miraflores:

400
Oeiras Innovation Labs - Escola de Miraflores

O Vereador da Ciência e Inovação, Pedro Patacho, visitou o Clube Ciência Miraflores no âmbito da Implementação do Projecto Oeiras Innovation Labs, no passado dia 14 de dezembro.

O Projeto Oeiras Innovation Labs está em desenvolvimento no Agrupamento de Escolas de Miraflores, em parceria com o Clube de Ciência da Escola, e pretende responder à necessidade de preparar os alunos para uma sociedade digital.

As atividades assentam numa dinâmica grupal, que explora soluções criativas e ferramentas digitais, que permitem despertar a curiosidade e a procura do conhecimento, criando através desta prática pedagógica – aprender fazendo – maior motivação e a oportunidade de consolidar o conhecimento teórico das disciplinas curriculares.

Pretende-se implementar uma filosofia de aprendizagem baseada em STEAM – Science, Technology, Engineering, Arts and Mathematics (Ciência, Tecnologia, Engenharia Artes e Matemática), integrando os princípios amplamente documentados e experimentados pela comunidade científica.

Na base deste projecto, está o recurso a metodologias de referência, que irão promover nos alunos competências estruturais, ao nível da adaptabilidade, autorregulação, comunicação, pensamento criativo, resiliência e capacidade de resolução de problemas, determinantes para a integração destes jovens no mercado de trabalho.

Cada um dos módulos suportados pelo projecto, ‘Oeiras Innovation Labs’ (electrónica, programação, robótica e modelação e impressão 3D) está enquadrado no currículo escolar e tem previstas sessões de incorporação da tecnologia e exploração das atividades projectadas quer para professores, quer para alunos.

A acção do Projecto e do clube serve directamente cerca de 125 alunos e cerca de 400 alunos de forma indirecta ou pontual, através de acções de divulgação que decorrem ao longo do ano lectivo.

CM Oeiras