A Praça de São Miguel, um espaço central de Queijas, foi requalificada, tendo ali sido criado um espaço urbano confortável, aprazível e multifuncional, para usufruto tanto como uma zona de estadia como para atividades diversas.
Esta empreitada de requalificação realizada pela Câmara Municipal de Oeiras, que decorreu entre o primeiro e o quarto trimestre de 2021, consistiu num investimento municipal de € 412.600,00.
A inauguração desta “nova” praça, pelo Presidente do Município, Isaltino Morais, está marcada para o dia 11 de janeiro, às 12h.
Localizada entre dois equipamentos de elevada importância daquela localidade, nomeadamente o Mercado e a Igreja Paroquial, este largo foi recentemente valorizado.
Onde anteriormente existia um espaço que não valorava a beleza do conjunto arbóreo excepcional ali existente e que, devido ao pavimento irregular (consequência das raízes existentes à superfície), tinha apenas uma utilização residual, foi agora criada uma praça confortável e multifuncional, para usufruto da população.
O muro que delimita esta Praça tem a função de banco, e integra uma iluminação decorativa que destaca a sua amplitude. Beneficiou-se ainda as ligações em rampa, ao jardim adjacente bem como à entrada principal do Mercado, por forma a garantir uma circulação confortável para todos.
Todo o mobiliário urbano foi renovado sendo simples, prático e durável.
Esta intervenção municipal insere-se num conjunto de acções de requalificação e reconversão do núcleo antigo de Queijas, tal como o futuro investimento de reabilitação da Casa de Dom Miguel para criação de diversas valências, como alojamento para professores e um estabelecimento de restauração.