A Câmara Municipal de Oeiras emitiu recentemente um comunicado para esclarecer os munícipes e a população em geral sobre os postos de testagem à Covid-19 existentes no concelho.
Como as normas e regras da DGS são dinâmicas e estão em constante atualização, surgiram nos últimas dias alguma confusão sobre estas “ajudas” de combate à pandemia que mudou o Mundo em 2020.
Assim, a CMO apela à serenidade de todas as pessoas e adianta que “desde o princípio da pandemia” que a autarquia tem vindo “a cumprir as orientações da DGS” e a atualizar o funcionamento dos seus centros de testagem.
O concelho de Oeiras tem 2 centros de testagem (em Algés e em Paço de Arcos) e uma unidade móvel (que roda por todo as localidades do concelho), que funcionam todos os dias e realizam testes de antigénio.
Cada pessoa tem direito a 4 testes gratuitos por mês e só podem ser feitos a maiores de 12 anos de idade. No entanto, convém adiantar que quem tiver recuperado da doença há mais de 11 dias e há menos de 180 dias e tiver um Certificado de Recuperação não tem acesso a estes testes, pois o resultado pode ser “falso” (isto é, mesmo que o teste dê “positivo”, a pessoa possui uma carga viral fraca e não infeta nem é infetado).
Apesar destas regras, meramente técnicas, todas as pessoas devem seguir as recomendações das autoridades de saúde, que têm maior competência neste tipo de assunto.
A CMO termina o comunicado referindo que “está atento às mudanças de orientações e continua junto da população e ajudar no que for preciso para que sejamos capazes de minorar o impacto da pandemia na população”.