Home Cultura Histórias de Oeiras: Amália Rodrigues viveu 2 anos em Algés

Histórias de Oeiras: Amália Rodrigues viveu 2 anos em Algés

A fadista portuguesa mais famosa, icónica e mediática, a “grande” Amália Rodrigues viveu dois anos na localidade de Algés.

Apesar deste período da história de vida da malograda fadista não ser muito conhecido nem falado, a verdade é que a maior fadista de todos os tempos viveu em Algés durante 2 anos e deixou saudades.

Em 1940, Amália Rodrigues casou com Francisco da Cruz, que era um famoso guitarrista, “muito bonito” como se dizia na altura e que vivia em Algés, mais concretamente na zona que é atualmente conhecida como Algés de Cima.

No entanto, as coisas não correram como o esperado, pois Amália Rodrigues começa a subir na carreira e a sonhar com a entrada no mundo do Teatro (algo que não era bem visto na altura, pois muitos puritanos diziam que o Teatro era um “antro de perdição”), o que não agradou ao marido.

Em 1943, Amália Rodrigues sai de Algés e vai viver para Lisboa com os seus pais, entrando no Companhia de Teatro Mirita Casimiro/Vasco Santana, uma das mais prestigiadas do nosso país.

Em 1949, acaba o casamento e a ligação artística com Francisco da Cruz, pois “não tínhamos nada em comum”, reconheceu Amália Rodrigues anos depois.

Nos anos em que viveu com Francisco da Cruz, era comum ver Amália Rodrigues em pontos de interesse em Algés, como nos imensos cafés que havia (e há) e também na famosa Praça de Touros, situada em frente ao Mercado de Algés e que com o passar dos anos foi transformada num parque de estacionamento.

Exit mobile version