Carros técnicos de apoio a uma adaptação cinematográfica para a RTP foram assaltados na última noite num parque vigiado em Oeiras, Lisboa, tendo desaparecido material avaliado em 230 mil euros, informou hoje o produtor José Carlos Oliveira.
Os carros técnicos da produtora Marginalfilmes passaram a noite estacionados no parque vigiado das Oficinas da Câmara Municipal de Oeiras, no âmbito de um protocolo com a autarquia.
De acordo com o produtor José Carlos Oliveira, da Marginalfilmes, as autoridades, nomeadamente a Polícia Judiciária (PJ), estiveram no local, mas “concluiu-se que não há pistas que possam levar à identificação dos assaltantes e apreensão do material”.
Os assaltantes terão levado material no valor de 230 mil euros, o que “é, não só um rude golpe para a produtora, como uma dificuldade que se vem juntar às exigências e responsabilidade de responder à confiança e investimento da RTP e do ICA [Instituto do Cinema e do Audiovisual] num projeto com esta dimensão”, acrescentou.
A Marginalfilmes desenvolvia a primeira ficção de Ricardo de Oliveira no âmbito de um projeto denominado Antologia27, que “consta de adaptações cinematográficas de outros tantos contos de autores portugueses, filmados por mais de duas dezenas de realizadores portugueses, para a Direção de Programas da RTP”, explicou.
Entre o material desaparecido estão câmaras, várias objetivas, baterias, carregadores, cartões de memória, monitores, ‘teradek’ e tripés.
Imagem: arquivo