Workshop promove “Mar de Oeiras” dedicado à Economia Azul

205
Auditório do Aquário Vasco da Gama

Vai decorrer esta quinta-feira, dia 7 de abril, no auditório do Aquário Vasco da Gama, no Dafundo, sessões e workshops dedicados às linhas estratégicas incluídas no programa “Mar Oeiras”, que visa afirmar Oeiras como um polo relevante de inovação na área da Economia Azul.

O Município de Oeiras tomou a iniciativa de promover o desenvolvimento de um estudo estratégico designado “Mar Oeiras”, em parceria com a Fórum Oceano – Associação da Economia do Mar que é a gestora do Cluster do Mar Português.

Este programa tem com o propósito “afirmar Oeiras como um ecossistema dinâmico e internacionalizado de inovação e de empreendedorismo na construção da nova Economia Azul que ambiciona, entre outros, a criação de um Centro de Formação Avançada de nível Europeu na área da Economia Azul, o desenvolvimento de uma rede colaborativa para a tecnologia oceânica, a par de outras dinâmicas de inovação científica e empresarial de procura internacional”, refere a autarquia em nota, enviada ao Notícias de Oeiras.

Este estudo, que será debatido esta quinta-feira, prevê apresentar o diagnóstico da situação atual e definir linhas de orientação estratégica para futuro, contando com o envolvimento ativo das empresas, instituições de I&D, instituições de formação superior, clubes náuticos, infraestruturas náuticas e entidades da Administração Pública da área de influência do Município.

A aposta numa Economia Azul, em particular nas vertentes do shipping e da biotecnologia, surge como uma resposta natural num território que tem sediadas instituições relevantes relacionadas com os recursos marinhos, como o Instituto Português do Mar e da Atmosfera, a Escola Superior Náutica Infante D. Henrique, o Instituto de Tecnologia Química e Biológica da Universidade de Lisboa, o Instituto Superior Técnico, o Instituto Gulbenkian de Ciência, entre outros.

PROGRAMA:

SESSÃO 1
10h00 – Acolhimento / Aquário Vasco da Gama: Comandante Galhardo Leitão
10h15 – Sessão de abertura | Município de Oeiras: Vereador Pedro Patacho
10h30 – Apresentação dos resultados intercalares –  Fórum Oceano: Rui Azevedo
11h00 – Sessão de debate
12h00 – Conclusões
12h20 – Sessão de Encerramento

SESSÃO 2
14h30 – Acolhimento / Aquário Vasco da Gama: Comandante Galhardo Leitão
14h45 – Sessão de abertura / Município de Oeiras: Vereador Pedro Patacho
15h00 – Apresentação dos resultados intercalares – Programa Oeiras Mar | Fórum Oceano: Rui Azevedo;
15h20 – Sessão de debate
16h00 – Apresentação das Estações Náuticas de Portugal / Fórum Oceano: António José Correia
16h20 – Sessão de debate
17h00 – Conclusões e encerramento

Imagem: Aquário Vasco da Gama / Frame de vídeo