Projeto ‘Ecos da Natureza’ em marcha na Ribeira da Laje

314
Projeto decorreu em março num dos troços da Ribeira da Laje contíguo ao Jardim do Palácio Marquês de Pombal
Está em curso o projeto-piloto ‘Ecos da Natureza’, um programa de ocupação de tempos livres, tendo como principal objetivo a conservação da natureza e da biodiversidade, ação que se insere-se no Plano de Ação da Estratégia para a Biodiversidade do Município de Oeiras.
A primeira fase do projeto decorreu em março num dos troços da Ribeira da Laje contíguo ao Jardim do Palácio Marquês de Pombal. Segue-se agora a segunda fase, que vai decorrer no mesmo troço, no final do mês de abril.

As tarefas incidiram na renaturalização do leito através da plantação de espécies autóctones, remoção de lixo, monitorização da qualidade da água e identificação de espécies autóctones e invasoras (fauna e flora).

Recorde-se, o projeto Ecos da Natureza é um programa de ocupação de tempos livres direcionado para jovens universitários e/ou recém-licenciados na área do ambiente, que pretende promover a ciência cidadã, a conservação da natureza e da biodiversidade local e o desenvolvimento sustentável.
O programa tem também como objetivo aumentar a sensibilização e envolvimento da comunidade para a preservação da natureza, enquanto garante uma monitorização contínua dos grupos-chave da biodiversidade, agindo ativamente para a conservação de espécies e habitats prioritários.
Fotografia: CMO