Eunice Muñoz morreu nesta sexta-feira, dia 15 de abril, aos 93 anos.
A atriz encontrava-se no Hospital de Santa Cruz, em Carnaxide (Oeiras), disse à agência Lusa o filho, António Muñoz.
Nascida na Amareleja, no distrito de Beja, em 1928, Eunice Muñoz completou em novembro 80 anos de carreira. Foi um exemplo no mundo do teatro, da televisão e do cinema português, considerada uma das melhores atrizes portuguesas de todos os tempos.
Filha de Hernâni Cardinali Muñoz e de Júlia do Carmo, também atores de profissão, estreou-se em 1941, na peça Vendaval, de Virgínia Vitorino, com a Companhia Rey Colaço/Robles Monteiro, no Teatro Nacional D. Maria II.
A atriz morreu hoje aos 93 anos. Um ícone do Teatro, Cinema e Televisão em Portugal, viveu sempre em Oeiras. Há 25 anos, deu o seu nome ao auditório municipal de Oeiras, Auditório Municipal Eunice Muñoz.
A atriz subiu ao palco deste auditório, em 2021, para celebrar 80 anos de carreira, com a peça ‘A Margem do Tempo’, onde foi condecorada com a Grã-Cruz da Ordem Militar de Sant’Iago da Espada, pelo Presidente da República.
Eunice Muñoz estreou-se aos 13 anos de idade no Teatro Nacional D. Maria II, e desde então, com o seu talento, conquistou o coração de todos os portugueses, tendo sido galardoada com diversos prémios da crítica, como o Prémio da Imprensa (1964, 1969) ou o Globo de Ouro de Mérito e Excelência (2008).