O Programa Oeiras Solidária (POS) da Câmara Municipal de Oeiras já mobilizou 42 Parceiros da Rede, para apoiar o Povo Ucraniano.
Segundo a autarquia, estas ações de solidariedade verificaram-se através da cedência de bens essenciais, pelos parceiros POS e seus colaboradores, com produtos alimentares e de higiene, roupas e medicamentos com envio dos mesmos para os territórios contíguos às fronteiras com a Ucrânia, bem como nos apoios para as famílias acolhidas no território de Oeiras, no âmbito do Plano Municipal de Apoio ao Povo Ucraniano.
No âmbito do Plano Municipal, estão ainda a ser equipadas diferentes unidades residenciais para acolhimento que, têm contado com o apoio de parceiros POS e dos seus colaboradores na oferta de mobiliário, eletrodomésticos e equipamentos eletrónicos.
De referir que seis empresas da rede POS realizaram ações de voluntariado no Centro de Operações de Oeiras, pelo menos uma vez, para ajudar na separação, inventariação, catalogação, embalamento e escoamento dos bens angariados.
Têm sido, igualmente, disponibilizadas ofertas de emprego, vagas em respostas de apoio à infância, cursos de português e atividades desportivas e culturais.
A autarquia deixou um agradecimento publico às entidades que se têm mobilizado e a envolver no concelho:
Fotografia: CMO