Biblioteca de Oeiras promove ações de incentivo à leitura

Biblioteca de Oeiras

Estão a terminar as comemorações dos 25 anos da Biblioteca Municipal de Oeiras, com a realização de um conjunto de iniciativas que decorrem, entre os dias 19 e 23 de abril.

Esta terça-feira, dia 19 de Abril – na Biblioteca Municipal de Algés – terá lugar, às 21h30, um ‘Café com Letras’ especial, dedicado às tarefas de tradução literária. Dois tradutores que são, ao mesmo tempo, autores – Tânia Ganho e Daniel Jonas – numa conversa com o também autor e tradutor José Mário Silva e onde se falará desta nobre e complexa função de converter para a língua portuguesa obras de ficção de escritores reconhecidos mundialmente.

No dia 20 retomar-se-á um projeto de conversas com leitores reconhecidos pelo público em geral, o ‘Nós Leitores’. A primeira sessão, moderada por Tito Couto, contará com a presença de Luísa Sobral e será, às 21H30, na Biblioteca Municipal de Oeiras.

A 21 de abril, às 21h30, na Biblioteca Municipal de Carnaxide, Ana Sofia Paiva e Marco Oliveira trazem o espetáculo ‘Paz, Poetas e Pombas: carta a Zeca Afonso’, num misto de narração oral, textos literários e letras de canções de José Afonso.

No dia 22, às 21h30, também na Biblioteca de Carnaxide, o ‘Café com Letras’ revela a mais recente obra de Laborinho Lúcio – “As sombras de uma azinheira”.

A encerrar, no dia 23 de abril, às 16h00, na Biblioteca Municipal de Oeiras, será lançado o livro ‘Biblioteca: narrativas’, com 25 textos de autores nacionais e internacionais dedicados a estas casas do livro e do conhecimento, seguido de uma mesa-redonda sobre a importância das Bibliotecas, do livro e da leitura.

Nesta mesa-redonda estrão presentes Teresa Calçada (Comissária do Plano Nacional de leitura), Sofia Pinto (Bibliotecária), Gina Lemos (Professora Universitária e Investigadora), Vitor Tomé (Professor Universitário e Investigador) e Maria “Banal-Girl” (Blogger, Instagramer e Youtuber da leitura).

A conversa centrar-se-á na importância da promoção do livro e da leitura, das bibliotecas e qual o seu papel face aos novos desafios dos suportes digitais e ainda de que modo as crianças e os jovens se se apropriam de leituras de ficção, online.

No final do dia 23 será ainda assinado, entre o Plano Nacional de Leitura e o Município de Oeiras, o Plano Local de Leitura, que estreita as relações entre as duas instituições no sentido de dinamizarem atividades de fomento do livro.

Programa:
Dia 19 – ‘Café com Letras’ dedicado à tradução literária
Dia 20 – ‘Nós Leitores’ com Luísa Sobral
Dia 21 – Espetáculo ‘Paz, Poetas e Pombas: carta a Zeca Afonso’
Dia 22 – ‘Café com Letras’ com Laborinho Lúcio
Dia 23 – Lançamento do livro ‘Biblioteca: narrativas’