A SERUL – Sociedade de Educação e Recreio ‘Os Unidos de Leceia’, festejou no dia 30 de abril o seu 73º aniversário.

Carla Rocha, vereadora da Comunicação, Turismo e Habitação Social da Câmara Municipal de Oeiras, destacou na ocasião, a importância das associações no tecido social do país “por desempenharem um papel fundamental no combate ao isolamento social e por serem, em muitos casos, a porta de entrada das nossas crianças, ao desporto e cultura”.

As origens da Sociedade de Educação e Recreio “Os Unidos de Leceia” (SERUL) remontam ao início dos anos 40 do século passado, quando um grupo de jovens de Leceia começou a reunir-se na sacristia da capela de Nossa Senhora da Piedade.

Depressa encontraram um local mais apropriado para realizarem as atividades a que se propunham, o ainda hoje recordado “salão da caganita”, assim chamado por se situar paredes meias com um curral de cabras, às quais era permitido assistir às atividades culturais e recreativas, através das frinchas existentes na separação entre os dois locais.

Foi ali que se representaram as primeiras peças de teatro amador, com atores da terra, se realizaram os primeiros bailes, “abrilhantados” por uma orquestra com músicos também da terra e se ensaiaram “cegadas” e “danças” que, no Carnaval e na Páscoa, eram exibidas nas localidades vizinhas, frequentemente na rua.

A SERUL é hoje uma entidade reconhecida no panorama do Futsal onde, na época de 2012/2013 conquistou a Taça e a Supertaça da Associação de Futebol de Lisboa, troféus únicos em coletividades e clubes do Concelho de Oeiras, tendo disputado o Campeonato da 3ª Divisão Nacional na época de 2013/2014.

Importa sublinhar que ao longo da sua história, a SERUL, a par da Igreja e da Escola, tem assumido um papel de relevo como agente de integração social, numa comunidade que, nos últimos 35 anos do século passado, foi três vezes assolada por alterações demográficas bruscas e intensas.

A cerimónia dos 73 anos, contou com a presença de Augusto Flor, presidente da Confederação Portuguesa das Coletividades, Bárbara Silva, do presidente da Junta de Freguesia de Barcarena, e Carla Rocha, vereadora da Comunicação, Turismo e Habitação Social da Câmara Municipal de Oeiras.

A solenidade acabou com um Carcavelos de honra.