Oeiras recebe Encontro da Rede de Clubes de Ciência Viva

Ciência Oeiras

Esta quinta e sexta-feira, realiza-se o 1º Encontro da Rede de Clubes Ciência Viva nas Escolas de Oeiras, uma iniciativa promovida pelo Município de Oeiras, o ITQB NOVA e o FIC.A, com o objetivo de reforçar e promover o acesso a práticas científicas inovadoras.

A coincidir com a celebração do Dia Internacional do Fascínio das Plantas, que hoje se assinala, o encontro terá lugar no Instituto de Tecnologia Química e Biológica António Xavier (ITQB NOVA), entre as 14h30 e as 18h00, e pretende fazer com que alunos e professores tenham a oportunidade de apresentar os projetos desenvolvidos – e os que estão em curso – nos Clubes da Ciência, bem como mostrar tudo o que está a ser feito à escala do município.

A 20 de maio, data em que se assinala também o Dia Mundial da Abelha, o encontro terá lugar marcado na Escola Secundária de Miraflores, entre as 14h30 e as 18h00, com o objetivo de criar pontes e construir projetos conjuntos, por forma a reforçar ainda mais os Clubes de Ciência de cada escola.

Enquadrado no programa Ciência Aberta a Oeiras e nas estratégias de envolvimento público do ITQB NOVA e do Festival Internacional de Ciência, esta iniciativa conta ainda com o envolvimento de entidades como o Instituto Gulbenkian de Ciência, o Instituto Superior Técnico, o INOVLabs e a Senciência.

Recorde-se, a Rede de Clubes de Ciência Viva de Oeiras abrange as Escolas Básica de São Bruno (AE de São Bruno), a Secundária Luís de Freitas Branco (AE de Paço de Arcos), a Secundária Sebastião e Silva (AE São Julião da Barra), a Secundária Quinta do Marquês e, mais recentemente – no decurso do ano letivo 2021/2022 -, os Agrupamentos de Escolas de Carnaxide, Santa Catarina, Aquilino Ribeiro, Miraflores e Conde de Oeiras.

Esta rede é composta por espaços de conhecimento abertos e dirigidos a toda a comunidade educativa, incluindo famílias e restante população local.