“De regresso aos grandes eventos em segurança” é o tema deste ano da Semana da Proteção Civil de Oeiras que, entre 30 de maio e 5 de junho, incluirá no seu programa um conjunto de eventos que visam dar a conhecer aos munícipes as atividades da Proteção Civil Municipal.
A iniciativa tem como propósito, reforçar a importância da informação e da prevenção na construção de comunidades mais seguras e resilientes. Este tema ganha especial importância nesta altura, pós confinamento, em que Oeiras volta a ser placo de um enorme número de grandes eventos, sejam de caracter desportivo, musical, cultural, gastronómico ou científico.
Do programa da Semana da Proteção Civil destaque-se a Exposição Estática de Meios, que exibirá os meios e recursos dos agentes de Proteção Civil do concelho, que decorrerá nos dias 31 de maio e 1 de junho, entre as 9H30 e as 12H00, no Parque estacionamento da Praia da Torre (junto ao restaurante Luar da Barra), em Oeiras.
Esta exposição é dirigida ao público em geral mas em especial às cerca de 800 crianças do 1º ciclo do ensino básico que por ali vão passar e que logo a seguir, das 12h00 às 13h30 irão assistir, na praia da Torre, a uma demonstração de um exercício de salvação aquático a dois náufragos (banhistas em dificuldades). Este exercício, que contará com a presença de elementos do Instituto de Socorros a Náufragos e nadadores salvadores, tem como principal finalidade sensibilizar as crianças para a regras de segurança a ter nas praias e através delas sensibilizar também a população adulta.
Destaque ainda para a realização do “Seminário- Planeamento e Gestão de Riscos em Grandes Eventos”, que terá lugar no dia 2 de junho, das 09h30 às 18h00, no Auditório da Universidade Atlântica. O objetivo é discutir o papel dos vários intervenientes com responsabilidade da garantia da manutenção da segurança (security e safety) em grandes eventos.
E por forma a permitir demonstrar e treinar a capacidade operacional dos sete corpos de bombeiros do Município de Oeiras, a Proteção Civil Municipal realizará, no dia 4 de junho, às 11H00 um simulacro na empresa Vimeca (Queluz de Baixo), com ocorrências múltiplas, nomeadamente embate entre viaturas, incêndios vários e evacuação de funcionários.
Para encerrar as comemorações da Semana da Proteção Civil Municipal, decorre no dia 5 de junho, às 11H00, na Praceta Dionísio Matias em Paço de Arcos, uma cerimónia com formatura dos agentes de proteção civil no município.
A cerimónia será seguida de um desfile de meios de Proteção Civil do Município, que integrará meios da Proteção Civil Municipal; dos Corpos de Bombeiros (incluindo 11 viaturas antigas, de museu); da Policia de Segurança Pública, da Policia Municipal, dos SIMAS Oeiras e Amadoras e dos serviços da Câmara Municipal de Oeiras, num total de 62 viaturas, as quais partirão da Praça do Parque das Cidades, passando por: Estrada de Paço de Arcos, Avenida N. S.ª dos Navegantes, Rua José de Oliveira Raposo, Praceta Dionísio Matias e Rua Costa Pinto, finalizando na Avenida Miratejo.
Durante a semana serão realizados vários Webinares, para um público técnico e académico, com a finalidade de aprofundar alguns conceitos inerentes às operações de segurança em grandes eventos, como é o caso da gestão de pânico e técnicas de evacuação em grandes eventos.