Os SIMAS de Oeiras e Amadora assinaram a declaração-compromisso da Associação Portuguesa de Distribuição e Drenagem de Águas (APDA) que visa a implementação e operacionalização de estratégias e medidas para o combate à emergência climática no setor da água.
Esta, que foi a quarta sessão pública de assinatura da declaração da APDA, teve lugar no Auditório Municipal Augusto Cabrita, no Barreiro. A formalização deste compromisso surge após o convite lançado pela Comissão Especializada de Adaptação às Alterações Climáticas, criada pela APDA em 2017, a todos os municípios e entidades gestoras, a nível nacional.
“A adesão a este pacto reforça o compromisso e os objetivos dos SIMAS de Oeiras e Amadora para a próxima década e que estão alinhados com os instrumentos europeus como o Acordo de Paris, o Pacto Ecológico Europeu e a Nova Estratégia da União Europeia para as Alterações Climáticas, onde se inclui a nova Lei Europeia do Clima”, refere João Serrano, Presidente do Conselho de Administração dos SIMAS.
O documento assinado entre os SIMAS e a APDA assume o compromisso de apoiar, propor e operacionalizar estratégias e medidas para o combate à emergência climática, este que é um tema da maior importância para toda a população, em geral, e para as gerações vindouras, em particular.
“Cabe às entidades gestoras de água e saneamento, como os SIMAS, melhorar a eficiência ambiental de todas as infraestruturas e serviços, o que, por consequência, leva a melhorias significativas da eficiência hídrica e energética, mitigando assim os efeitos das alterações climáticas”, conclui João Serrano.