A cerimónia contou com a presença do Presidente da Câmara de Oeiras, Isaltino Morais, do executivo Municipal e autarcas da freguesia

Foi lançada esta quarta-feira a 1ª pedra, para a construção do Centro de Tratamento de Doentes Renais Crónicos do concelho de Oeiras, equipamento que vai dar resposta na prestação de assistência médica, clínica e humana a pessoas com doenças renais (insuficiência renal crónica), contribuindo para assegurar e melhorar o tratamento desta doença, facilitando ao doente as condições para que possa levar uma vida normal.

O Município de Oeiras, para além de ter cedido o terreno onde a Fundação Renal Portuguesa irá proceder à construção do referido centro, prestará ainda apoio nos custos decorrentes da terraplanagem do terreno.

O Centro de Tratamento de Doentes Renais Crónicos constitui uma importante resposta na prestação de assistência médica, clínica e humana a pessoas com doenças renais (insuficiência renal crónica), contribuindo para assegurar e melhorar o tratamento desta doença, facilitando ao doente as condições para que possa levar uma vida normal.

O futuro centro terá a capacidade para realizar, numa fase inicial, o tratamento a aproximadamente 120 pacientes, com recurso às mais avançadas terapêuticas, bem como o apoio integrado permanente a estes doentes, mediante a disponibilização de consultas gratuitas de nutrição, psicologia e serviço social para atender até 260 insuficientes renais crónicos.

O Município de Oeiras tem vindo ao longo dos anos a reforçar a sua aposta na área da saúde com a construção de sinergias e na complementaridade de decisão e de ação dos sectores público, privado e social, interligando as reais potencialidades existentes no território e as necessidades da comunidade. A construção do Centro de Tratamento de Doentes Renais Crónicos insere-se nesse âmbito já que constituirá uma mais valia na área da saúde para o concelho de Oeiras.

A cerimónia decorreu na Rua Dr. Agostinho da Silva, em Leião, Porto Salvo, e contou com a presença do Presidente da Câmara de Oeiras, Isaltino Morais e Executivo Municipal.