O Município de Oeiras associou-se ao Dia da Consciencialização da Violência Contra a Pessoa Idosa, que lança os desafios de parar os abusos verbais, emocionais, financeiros e corporais e promover a integração e o bem-estar da pessoa idosa.
Além da iluminação do edifício dos Paços do Concelho com a cor roxa (símbolo da preocupação com esta temática), foi promovido no dia 16 de junho, uma “Mesa Redonda: Violência Contra a Pessoa Idosa”, que teve lugar no Palácio dos Aciprestes, em Linda-a-Velha.
Com efeito, numa sociedade cada vez mais envelhecida, as pessoas idosas são, muitas vezes, esquecidas e sujeitas a maus-tratos físicos e psicológicos, quer pelas suas famílias, quer pelos serviços de acolhimento ou pela sociedade em geral.
Todos os anos registam-se vários casos de abuso contra as pessoas idosas e muitos mais acontecem em silêncio, sem conhecimento público.
Esta é uma matéria que faz conscientemente parte da agenda dos agentes sociais, mas sobretudo do Município, enquanto principal motor de implementação de uma política pública local onde os direitos são transversais a todas as idades.
Recorde-se que a celebração do Dia da Consciencialização da Violência Contra a Pessoa Idosa foi instituída em 2006 pelas Nações Unidas e pela Rede Internacional para a Prevenção do Abuso à Pessoa Idosa com o objetivo de fomentar a reflexão sobre uma questão social sensível, considerando não só as consequências para a vítima, rede de apoio e sociedade, como as evidências da crescente incidência do fenómeno caraterizando-o como um relevante problema de saúde pública e social.