Teresa da Palma Pereira inaugura, no próximo dia 26 de Junho, pelas 21h00, o V Festival Internacional de Piano em Oeiras – Fipoeiras. A iniciativa da Academia de Flor de Murta e da Câmara de Oeiras, que se estende até 31 de Julho, decorre no Auditório Ruy de Carvalho, em Carnaxide, e tem entrada livre.
Esta edição do Fipoeiras conta, além de Teresa da Palma Pereira, com a presença de outros pianistas com carreiras internacionalmente consolidadas e também com a participação de jovens pianistas ( alunos das masterclasses).
Nascida em Lisboa, a pianista Teresa da Palma Pereira é laureada em vários concursos nacionais e internacionais, com destaque para o 1º Prémio no Concurso Internacional Maria Campina, o 2º Prémio e Menção especial do Júri no Concurso Internacional Princesa Lalla Meryem , em Marrocos, e o prémio do Koninklijk Conservatorium, em Bruxelas, para atuar como solista com a Orquestra de Câmara de Bruxelas.
Tem, desde 2006, realizado recitais em países como França, Holanda, Suécia, Brasil e China, bem como nos principais palcos portugueses, como CCB e Centro Cultural Olga Cadaval, entre outros. Tem, também, actuado regularmente, como solista, com as principais orquestras e maestros portugueses.
É autora de uma dissertação de doutoramento sobre a obra do compositor Robert Schumann, editada em livro com o título “Carnaval de Schumann: Obra de Génio e Loucura“, em 2018, e conta já com quatro trabalhos discográficos, um CD com obras de Schubert e Schumann, intitulado “A Valsa Transfigurada”, um CD, gravado com a Orquestra do Norte, intitulado “Brahms: Concerto para Piano n.º 1”, o CD “Encontro“, com obras de Schumann e Mozart e o CD “Identidade”, com música de Debussy, Prokofiev e Liszt.
Teresa da Palma Pereira é ainda membro da direção da Academia de Música Flor da Murta e Diretora Artística do Festival Internacional de Piano de Oeiras.
Empenhado em superar a exclusão cultural a que muitos cidadãos continuam a estar sujeitos no que toca à chamada música erudita, o V Festival Internacional de Piano de Oeiras, regressa em pleno aos concertos com público para proporcionar o acesso aos compositores clássicos e aos grandes intérpretes da atualidade.
Com a mesma qualidade dos anos anteriores, a 5ª edição do Fipoeiras conta, além de Teresa da Palma Pereira (26 de Junho), com atuações de outros nomes de craveira mundial e que raramente atuam em solo português: Jorge L. Prats (3 de Julho), Olga Kern (9 de Julho), Jan Michiels (17 de Julho), António Rosado (24 de Julho) e Nikolai Lugansky (31 de Julho).
Na abertura do Festival, será homenageada uma personalidade que se tenha distinguido no domínio da chamada música erudita, selecionada pela Direção da Academia de Música Flor da Murta. Em anos anteriores, a escolha recaiu em Mário Vieira de Carvalho, Jorge Moyano, José Atalaya e José Fortes.
Tal como nas anteriores edições, o Festival Internacional de Piano de Oeiras tem entrada gratuita, mas, para assistir, é necessário reservar o bilhete através do site oficial do evento: www.fipoeiras.com.
V Festival Internacional de Piano de Oeiras – Fipoeiras
Auditório Ruy de Carvalho (Carnaxide)
De 26 de junho a 31 de Julho
Mais informações em www.fipoeiras.com