O Serviço Pastoral a Pessoas com Deficiência do Patriarcado de Lisboa lançou esta terça-feira, o projeto ‘Oeiras, uma vigararia acessível’ com informações sobre as igrejas e outros espaços que ajudam os cidadãos com mobilidade reduzida.
“Através de visitas às igrejas paroquiais da Vigararia de Oeiras foi possível mapear as acessibilidades das 13 paróquias”, lê-se num comunicado enviado à Agência ECCLESIA.
O Serviço Pastoral a Pessoas com Deficiência do Patriarcado explica que quando a igreja paroquial não era acessível procuraram “uma alternativa dentro da paróquia”.
O projeto ‘Oeiras, uma vigararia acessível’ foi desenvolvido pelo serviço pastoral da Diocese de Lisboa, com a Vigararia de Oeiras, a Associação Novamente, a Associação Salvador, e o apoio técnico foi assegurado pela Associação Accessible Portugal.
Nas aplicações (apps) “Missas em Lisboa”, “+Acessoparatodos” e “TUR4ALL”, os utilizadores podem consultar informações acerca da acessibilidade das 16 igrejas visitadas, bem como um mapa da Vigaria de Oeiras, com os diversos lugares de culto católicos identificados, e uma tabela com os serviços acessíveis a cidadãos com mobilidade reduzida.
O Serviço Pastoral a Pessoas com Deficiência do Patriarcado de Lisboa destaca que esta é a segunda vigararia mapeada, depois de Cascais, há cerca de um ano, a 6 de julho de 2021, e estão a trabalhar para mapear mais duas vigararias no início do próximo ano pastoral 2022/2023.
Este serviço pastoral tem como missão “promover a inclusão e participação plena” da pessoa com deficiência na vida da Igreja” e foi criado em novembro de 2016.
Imagem: CMO