Pingo Doce promove “Limpeza do fundo do Mar” na Praia da Torre

249

A Praia da Torre, em Oeiras, recebe esta sexta-feira, 29 de julho, uma ação de “Limpeza do fundo do Mar”, iniciativa pioneira em Portugal e promovida pelo Pingo Doce, através do seu programa Amar o Mar, em parceria com a Sailors for the Sea Portugal.

Esta ação será levada a cabo por um grupo de mergulhadores certificados, que irão realizar a recolha de resíduos e detritos depositados nas águas desta praia, com o objetivo de combater a poluição marinha e de sensibilizar para a importância da conservação do Oceano.

Em paralelo, irão decorrer durante todo o dia diversas atividades no areal da praia, dedicadas à literacia dos oceanos. Os participantes terão a oportunidade de aprender mais sobre as problemáticas do lixo e resíduos que acabam no oceano e sobre como podem adotar hábitos e comportamentos mais responsáveis e sustentáveis para contribuírem para a sua mitigação. Além disso, existirão várias surpresas reservadas para os mais novos.

Limpeza a Fundo, iniciativa do ‘Pingo Doce’ em Oeiras

Recorde-se, a iniciativa “Limpeza do fundo do Mar” vai percorrer um total de 10 praias portuguesas, de norte a sul do país e, em todas as ações, o lixo e resíduos recolhidos serão contabilizados e os seus dados introduzidos na plataforma internacional Clean Swell  da Ocean Conservancy e na plataforma do Project Aware, de forma a caracterizar esses mesmos resíduos e a contribuir para a construção de dados científicos nacionais na área dos resíduos dispersos no meio ambiente.

A praia de São Torpes, em Sines, será, já este domingo (31 de julho), a próxima paragem da ação do Pingo Doce e da Sailors for the Sea Portugal, que passou já por Leça da Palmeira, Figueira da Foz e Nazaré. No início de agosto, a iniciativa ruma até várias praias do Algarve.