Os SIMAS de Oeiras e Amadora, celebraram esta quinta-feira o Dia Europeu Sem Carros, com ação de sensibilização no âmbito da campanha “Eu Bebo Água da Torneira”, iniciativa que decorreu na Estação Ferroviária da Amadora e na Estação de Algés.
Segundos os Serviços Municipalizados, o objetivo é sensibilizar a população para a prática de comportamentos compatíveis com o desenvolvimento sustentável, tão importante como andar de transportes públicos e beber água da torneira, “contribuindo para a
descarbonização e para um futuro mais sustentável”.
Esta terceira ação da campanha “Eu Bebo Água da Torneira”, contou com uma carrinha “pão de forma” a servir água da torneira natural e aromatizada, e com mochileiros que brindaram todos os passageiros com água fresca da torneira que, durante o dia, atravessaram as estações de Amadora e Algés.
“Existe um objetivo comum, que é a questão da preservação do ambiente e a sustentabilidade. Por isso, se há uma campanha na Semana Europeia da Mobilidade e no Dia Europeu Sem Carros, nada melhor do que associar a esta iniciativa um convite às pessoas, para consumirem água da torneira, porque o consumo de água da torneira tem, entre outros, esse objetivo da preservação ambiental”, refere João Serrano, presidente do Conselho de Administração, dos SIMAS, que esteve presente na ação.
Segundo o responsável, “existe ainda um longo caminho a percorrer”, admitindo ainda assim, que nos últimos anos tem havido uma mudança de comportamento, que “demonstra que as pessoas estão cada vez mais sensíveis para a questão do consumo de água da torneira”.
Privilegiar o consumo de água da torneira em qualquer altura e em qualquer lugar, mostrando que esta é uma opção saudável, sustentável e económica, foi o objetivo central da campanha “Eu Bebo Água da Torneira”, levada a cabo pelos SIMAS de Oeiras e Amadora.
De recordar que a primeira e segunda ações desta iniciativa – “Na Praia Eu Bebo Água da Torneira” e “No Jardim Eu Bebo Água da Torneira” – realizaram-se a 21 de junho, em Oeiras, e a 28 de julho, no Parque Delfim Guimarães, na Amadora, assinalando o solstício de verão e o Dia Mundial da Conservação da Natureza, respetivamente.