Oeiras vai ter equipas de intervenção permanente nas Associações de bombeiros

254
Bombeiros de Oeiras

O município de Oeiras vai ter equipas de intervenção permanente nas Associações de Bombeiros. O protocolo de contratação e funcionamento das Equipas de Intervenção Permanente (EIP) de Oeiras vai ser assinado dia 11 de outubro, no quartel da Associação Humanitária dos Bombeiros de Carnaxide.

Segundo a autarquia, este protocolo visa melhorar a eficiência da Proteção Civil e as condições de prevenção e socorro face a acidentes e catástrofes, pelo que significa uma valorização das associações e dos corpos de bombeiros voluntários, enquanto pilares do sistema de proteção e socorro, através do reforço dos incentivos ao voluntariado, do apoio ao funcionamento e ao equipamento e do pleno aproveitamento das capacidades operacionais e de comando.

Neste sentido, é valorizada e reforçada a profissionalização dos operacionais, de forma a garantir prontidão na resposta às ocorrências que impliquem intervenções de socorro às populações e também de defesa dos seus bens.

Recorde-se, as EIP são equipas formadas por cinco bombeiros profissionais que se destinam ao cumprimento de missões no âmbito da proteção civil.