O físico Carlos Fiolhais é o convidado da próxima sessão do projeto ‘Nós Leitores’, da Câmara Municipal de Oeiras, que se realiza no dia 20 de outubro, às 21H30, na Biblioteca Municipal de Algés.
A conversa, moderada pelo jornalista Tito Couto, terá como ponto de partida um livro eleito por Carlos Fiolhais, entre aqueles cuja leitura mais lhe tenham proporcionado prazer. Falar-se-á sobre o livro (ou livros) que está a ler e o livro cuja leitura anda a adiar indefinidamente, a que se juntarão outras sugestões e conversas sobre leitura e literatura.
Carlos Fiolhais nasceu em Lisboa em 1956. Licenciado em Física na Universidade de Coimbra e doutorado em Física Teórica na Universidade Goethe, em Frankfurt, Alemanha, em 1982, é professor catedrático de Física na Universidade de Coimbra. Foi professor convidado em universidades de Portugal, Brasil e Estados Unidos.
Publicou mais de 30 livros, incluindo ‘Física Divertida’, ‘Computadores’, ‘Universo e Tudo o Resto’ e ‘A Coisa Mais Preciosa que Temos’ (Gradiva); ‘Ciência a Brincar’ (Bizâncio). Criou o portal de ciência www.mocho.pt. Ganhou em 1994 o Prémio União Latina/JNICT de tradução científica. Ganhou o Globo de Ouro de Mérito e Excelência em Ciência de 2004 atribuído pela televisão SIC e pela revista Caras em 2005.
Foi fundador e diretor do Centro de Física Computacional da Universidade de Coimbra, onde instalou o maior computador português para cálculo científico (Centopeia). Foi diretor da Biblioteca Geral da Universidade de Coimbra.
Fotografia: Youtube