O quartel de Paço de Arcos, no concelho de Oeiras, é a partir de hoje a sede do novo Centro de Experimentação e Modernização Tecnológica do Exército (CEMTEx) um espaço de inovação criado pelo Exército.

O protocolo do CEMTEx foi assinado pelo Vice-presidente da Câmara Municipal de Oeiras, Francisco Rocha Gonçalves, pelo Vice-Chefe do Estado-Maior do Exército, Rui Pereira, e pelo Presidente e Vice-Presidente do Conselho de Administração da AED Cluster Portugal, José António Salvado Neves e Rui Marcelino.

Na cerimónia de apresentação, que contou com a presença da Ministra da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior, Elvira Fortunado, e da Ministra da Defesa, Helena Carreiras, mostrou-se que o CEMTEx  visa a criação de condições para a cooperação técnica e científica, permuta de informação nesses domínios e coorganização de eventos.

O novo espaço vai contribuir para a modernização deste ramo das Forças Armadas, aumentando a sua capacidade operacional, com tecnologia desenvolvida e testada em Portugal, em parceria com a academia e as empresas tecnológicas portuguesas.

A instalação deste centro em Oeiras vem ao encontro das características do território, reconhecido por ser a sede de grandes empresas tecnológicas, algumas delas com experiência de colaboração com diversos ramos das forças armadas, bem como por acolher um importante polo do Instituto Superior Técnico e outras escolas de engenharia (Atlântica e ENIDH), que se podem posicionar como parceiros de referência na investigação e desenvolvimento de novas soluções tecnológicas.

A Estratégia Oeiras Ciência e Tecnologia 20/25, o Plano de Ação AED Oeiras, desenhado em parceria com a AED Cluster Portugal, com vista a acelerar o desenvolvimento dos setores da aeronáutica, espaço e defesa no território e as oportunidades proporcionadas pela presença da NCIA, academia da NATO com especialização em cibersegurança, constituem condições de partida que diferenciam o concelho de Oeiras do ponto de vista das possibilidade de cooperação institucional para a inovação tecnológica na área da defesa.

As dinâmicas que vierem a ser geradas em parceria com o CEMTEx, no âmbito do protoclo agora assinado, irão articular-se permanentemente com a estratégia de Oeiras para a atração e fixação de investimento, desenhada e implementada em parceria com a OVIA – Oeiras Valley Investment Agency.

Depois da cooperação com a Marinha Portuguesa, esta parceria do Município de Oeiras com o Exército vem contribuir para a consolidação da estratégia de Oeiras no apoio às dinâmicas de inovação na área da Defesa em articulação com as forças armadas.