Igreja de São Pedro, em Barcarena: Foto: Carlos Santos

A Igreja de São Pedro, o adro, o cruzeiro e o património móvel integrado, da paróquia de Barcarena, no concelho de Oeiras, Lisboa, foi classificada como monumento de interesse público, segundo uma portaria publicada em Diário da República.

No texto, assinado pela Secretária de Estado da Cultura, Isabel Alexandra Rodrigues Cordeiro, é referido que a classificação abrange a Igreja de São Pedro, incluindo o adro, o cruzeiro e o património móvel integrado, com acesso pelo Largo Cinco de Outubro e a Rua de Joaquim Sabino, em Barcarena.

É também referido que a Igreja, cuja data de construção é desconhecida, é uma das mais antigas do concelho de Oeiras, sendo mencionada em documentação de meados do século XIV.

“Embora tenha sofrido diversas intervenções ao longo do tempo, nomeadamente nos séculos XVI e XVII, a feição atual do edifício resulta essencialmente das obras de reconstrução que se seguiram ao terramoto de 1755, e das quais resultou um amplo templo de traça erudita barroca e rococó”, é descrito no texto.

A classificação é justificada com o “caráter matricial do bem, ao seu interesse como testemunho simbólico ou religioso, ao seu valor estético, técnico ou material intrínseco, à sua conceção arquitetónica e urbanística, e à sua extensão e ao que nela se reflete do ponto de vista da memória coletiva”.

Fotografia: Carlos Santos