Contrariamente ao previsto, em 2023 não haverá subida no valor das rendas pagas pelas famílias residentes no Parque Habitacional Municipal de Oeiras.

Segundo a Câmara de Oeiras, os aumentos que estavam previstos no procedimento de atualização anual de rendas de habitação municipal foram travados pela Câmara Municipal e só haverá alteração no valor mensal da renda para os agregados familiares em que o valor de renda estava calculado descer, o que tal como previsto irá acontecer.

Segundo o município de Oeiras “trata-se de uma medida de proteção às famílias, que tem em consideração o panorama socioeconómico atual. A pandemia covid-19, no início de 2020, e mais recentemente a guerra no continente Europeu, vieram impactar negativamente as famílias, com maior incidência naquelas que já se encontravam em situação de vulnerabilidade e carência social, situação que se prevê vir a endurecer no próximo ano”.

Assim, de acordo com o processo de atualização da base de dados dos moradores do Parque de Habitação Municipal (3.127 famílias beneficiam de apoio à renda), nomeadamente dos rendimentos e condições de cada agregado familiar, 73% das famílias arrendatárias cuja renda mensal iria ser aumentada face aos valores atualmente praticados, continuarão a pagar o mesmo valor.

Cerca de 19% verão as rendas diminuir o seu valor. Apenas os restantes 8% dos arrendatários não veriam nem verão a sua renda sofrer qualquer alteração, refere a autarquia.