O Município de Oeiras comemorou, a 23 novembro, o 21º aniversário da sua Polícia Municipal, uma das mais antigas do país, sediada no seu edifício sede, em Carnaxide.
A cerimónia que se iniciou com a formatura dos polícias municipais, seguindo-se a intervenção do diretor de Departamento da Polícia Municipal de Oeiras, Subintendente José Fernandes, que sublinhou a relevância da atuação da polícia municipal para colmatar ausências de intervenção.
“Neste momento, esta instituição integra 114 mulheres e homens e o objetivo é continuar a aumentar o número de polícias”, acrescentou o responsável, assumindo que o grande objetivo é corresponder todos os dias às expetativas do cidadão.
Por seu turno, Isaltino Morais, presidente da Câmara Municipal de Oeiras, destacou a importância da Polícia Municipal pela sua proximidade com os munícipes. “Tem uma missão extraordinária, porque lida com os problemas mais difíceis das pessoas”, referiu o autarca, felicitando a Polícia Municipal pelos 21 anos. “Não fraquejem, continuem a ser um bom exemplo, representem bem o Município – sempre disponíveis para os cidadãos – com paciência e capacidade para ouvir”, frisou.
O primeiro contingente desta Polícia Municipal foi apresentado em novembro de 2001 e era constituído por 19 agentes com a missão de desenvolver todas as tarefas do foro administrativo até então sob a responsabilidade da PSP e GNR.
Assumia ainda, entre outras tarefas, a incumbência de proceder à vigilância de edifícios públicos e escolas, o patrulhamento durante 24 horas por dia e a coordenação das operações de regulamentação do trânsito. Ao longo destes 21 anos, a Polícia Municipal de Oeiras cresceu seis vezes em número de agentes.
Na cerimónia estiveram também presentes a Juíza Sandra Carvalho, em representação da Presidente da comarca de Lisboa Oeste, a Diretora do DIAP da comarca de Lisboa Oeste, Cármen Almeida, a comandante da Divisão Policial de Oeiras, Ana Cristina Neri, o diretor da Proteção Civil Municipal, o Coronel Carlos Pinto e os Comandantes do Corpo de Bombeiros de Oeiras, elementos do executivo Municipal, e presidentes das Juntas e União de Freguesias do concelho.