Carris Metropolitana arranca em Oeiras no dia 1 de Janeiro

Falta menos de um mês para o arranque da Carris Metropolitana na Margem Norte, que finalmente vai chegar aos concelhos de Mafra, Loures, Odivelas, Vila Franca de Xira, Amadora, Oeiras e Sintra.

Alguns autocarros já têm as novas cores e os logotipos da Carris Metropolitana, mas tudo só vai arrancar no próximo dia 1 de Janeiro.

Como diz o velho ditado, “ano novo, vida nova” e os utilizadores dos transportes públicos de e para o concelho de Oeiras vão levar isso à letra, pois todas as antigas carreiras acabam e haverá novos operadores (Rodoviária de Lisboa e Viação Alvorada), novas linhas, nova numeração e novos horários.

Os autocarros que circulam na Área 1 servem o concelho de Oeiras, e ainda os “vizinhos” Amadora e Sintra, pois Cascais e Lisboa ficam de fora porque os autarcas dos respetivos concelhos não quiseram assinar o acordo e preferiram manter os operadores que ainda vigoram: MobiCascais (Cascais) e Carris (Lisboa).

Os novos números e cores

Os novos autocarros da Carris Metropolitana terão novos números e cores; os novos números terão 4 algarismos, cujo primeiro é o 1 no caso do concelho de Oeiras (pois Oeiras pertence à Área 1). Os restantes algarismos indicam o tipo de circulação, mas não precisa de decorar todos os números, pois o autocarro indica qual o destino para onde se dirige (isto é apenas uma forma de organizar a nova oferta).

O concelho de Oeiras vai ser servido por 69 linhas, e os números variam entre o 1101 e o 1733, dependendo do local de e para onde se deslocar.

Em relação às cores, o sistema é parecido com as cores das linhas do Metropolitano de Lisboa, ou seja:

Linha Próxima (Azul) – Linhas locais, de bairro, muitas vezes com percursos circulares que permitem chegar a serviços numa determinada zona

Linha Longa (Vermelha) – São as linhas mais comuns, ligando diferentes pontos dentro de um município ou entre municípios

Linha Rápida (Amarela) – São linhas que permitem ir de forma mais rápida (menos paragens) entre um ponto e outro, geralmente distantes

Linha Inter-Regional (Rosa) – São linhas que saem para fora da AML, nomeadamente para a região Oeste e para a zona das Vendas Novas

Linha Mar (ainda sem cor) – São linhas que funcionam sobretudo no Verão e que permitem aproximar da praia as populações da AML que estejam distantes do mar; são percursos longos com mais de 30 Km e com poucas paragens

Linha Turística (ainda sem cor) – São linhas pensadas para ligar pontos de interesse da AML, como museus ou monumentos

Os novos horários

Para se ambientar aos novos números e não andar perdido quando for trabalhar no dia 2 de Janeiro (primeiro dia útil do ano e da Carris Metropolitana no concelho de Oeiras), a operadora, através do seu site oficial, já disponibiliza um Conversor de Linhas para saber o novo número da(s) carreira(s) que utiliza atualmente, sabendo que eles variam entre o 1101 e o 1733, como já referimos neste artigo.

No mesmo site oficial, pode consultar os horários que são ajustados á hora e ao dia, isto é, nas horas de ponta dos dias úteis a frequência de autocarros é bastante, nas outras hora ou ao fim-de-semana e feriados, a frequência é mais baixa.

No horário será possível saber a que horas parte o autocarro do local de partida e a que horas passa numa determinada rua ou local, sabendo assim a que horas terá de ir para a paragem e não ficar à espera cerca de 20, 30 ou 40 minutos, como acontece atualmente.

O novo tarifário

O preço dos bilhetes comparados a bordo vão variar entre 1,25€ e 4,50€, mas se for carregado no cartão zapping fica mais barato (entre 0,85€ e 3,10€)

O passe Navegante (que não irá aumentar de preço) é valido nesta nova operadora.