“As escolas do concelho de Oeiras vão encerrar, pelo pedimos aos encarregados de educação que, dentro do possível, vão buscar os educandos. Isto porque, de acordo com as informações que temos, a situação pode agravar-se”, disse esta manhã o presidente da câmara de Oeiras, Isaltino Morais.
Segundo o autarca, “há pessoas a saírem de casa com toda a naturalidade, apesar dos apelos hoje feitos” para que evitem deslocações. “O trânsito começa a ficar caótico e se a situação de pluviosidade se agravar, em hora de ponta, pode haver problemas de segurança.”
O objetivo, disse, é que crianças e adultos consigam retornar a casa até à hora do almoço, evitando problemas de maior ao final do dia.
As autoridades municipais estão a proceder à limpeza das vias, mas “é um trabalho que podemos ter de repetir dentro de 3 ou 4 horas”.
Fazendo um balanço das consequências do mau tempo registado na última noite, Isaltino Morais referiu que “houve muros que caíram, pequenas pontes que desapareceram e desmoronamentos de terras”. “Há prejuízos em infraestruturas municipais que na quarta-feira não tinham acontecido”.
Há informação de inundações em lojas comerciais e habitações, mas sem registo de situações grandes até ao momento. Foram, todavia, realojadas três famílias. “É fundamental que as pessoas fiquem em casa”, reiterou.