Auditório Municipal Eunice Muñoz em Oeiras apresenta “Amílcar Geração”

“Amílcar Geração – 50 anos da sua morte” é a peça teatral a ser apresentada hoje, às 21h30, em sessão única, no Auditório Municipal Eunice Muñoz, em Oeiras, da autoria de Guilherme Mendonça e interpretação de Ângelo Torres, com entrada livre.

Amílcar Geração faleceu a 20 de janeiro de 1973, assassinado em Conacri. Deixou à Guiné, Cabo Verde, Portugal, às novas nações africanas e ao mundo, uma herança histórica e intelectual de valor inestimável.

De acordo com a sinopse da peça, “Amílcar Geração” é um monólogo dramático, com performance do actor Ângelo Torres, e retrata a vida e o legado de Amílcar Cabral.

“Neste espetáculo eclético são representadas dramaticamente personalidades históricas da luta independentista do Portugal colonial, ao mesmo tempo que são evocados momentos da vida pessoal de Cabral e da luta de guerrilha por ele protagonizada”, lê-se.

Hoje, em Cabo Verde, assinala-se o Dia dos Heróis Nacionais, data que também marca o assassinato de Amílcar Cabral, fundador do Partido Africano da Independência da Guiné e Cabo Verde (PAIGC), a 20 de Janeiro de 1973, depois de uma luta armada iniciada em 1962 contra o colonialismo português.