“Foi Quase Um Prazer – Obra gráfica de João Paulo Cotrim” apresentada em Oeiras

O livro “Foi Quase Um Prazer – Obra gráfica de João Paulo Cotrim”, vai ser apresentado este sábado, 11 de março, às 18h00, na Livraria Municipal Verney, em Oeiras.

Segue-se um debate sobre o livro, que conta com a participação de André Carrilho, Catarina Sobral, Cristina Sampaio, João Fazenda, Nuno Saraiva, Miguel Rocha, Pedro Burgos e Tiago Manuel. A moderação estará a cargo de José Mário Silva.

Homenagem à vida e obra de João Paulo Cotrim que revela também, no contexto português, a evolução de artes visuais como a ilustração, a banda desenhada e o desenho humorístico, em que JPC teve um papel determinante, entre os finais dos anos 80 e os anos 20 deste século.

Com introdução de André Carrilho, todos os textos do livro são da autoria de João Paulo Cotrim e estão publicados em catálogos, jornais, revistas e redes sociais. A centena e meia de textos que se reproduzem são acompanhados por ilustrações, cartoons, BD, fotografias e grafismos de mais de uma centena de artistas, cúmplices nesta viagem.

O Elucidário, no final da obra, revela o enquadramento histórico e factual de muitas das iniciativas de JPC. O livro encerra com uma desconhecida faceta de João Paulo Cotrim: as dezenas de colagens que realizou, provavelmente entre 2005 e 2010, confirmam-no também como um talentoso ilustrador.

À noite, a partir das 21H00, terá lugar a atividade Música que é “Quase um Prazer”, com os DJ Valério Romão e Cláudia Marques Santos.