Os Planos de Mobilidade Sustentável e de Acessibilidade do concelho de Oeiras foram hoje apresentados à população no Auditório Municipal Ruy de Carvalho, em Carnaxide.
O Plano de Mobilidade Sustentável prevê, nos próximos 10 anos, aumentar em 36.4% a quota modal de transporte público, aumentar 24.9% a quota modal de transporte suave, reduzir em 43% a quota modal de transporte individual, reduzir em 30% o número de atropelamentos, reduzir em 30% o número de vítimas de acidentes rodoviários e diminuir em 20% a emissão de Gases Efeitos de Estufa.
Os dois planos, integrados num documento único, surgem depois de ter sido feito um inquérito à população para apurar a caracterização dos padrões de mobilidade dos residentes e empregados do Concelho e a elaboração de um modelo de transportes para Oeiras.
O Plano de Acessibilidades servirá para estruturar a acessibilidade e priorizar intervenções, compatibilizando-as com uma visão de futuro atentas as grandes tendências associadas a esta área.
O Plano de Mobilidade Urbana Sustentável (PMUS) trata-se de um instrumento de gestão da mobilidade, de natureza estratégica e que se constitui como um plano de ação para os investimentos a realizar pelo Município.
A estratégia de intervenção prevista para este plano passa por promover um melhor aproveitamento do sistema de transportes públicos e dos transportes suaves, reduzir a dependência pelo transporte individual, melhorar a eficiência energética dos sistemas de transporte e apostar em medidas de gestão de mobilidade urbana.
Entre os projetos estruturantes previstos está a criação de corredores viários dedicados ao transportes públicos, como a reformulação do sistema SATU, através da sua mudança para um modo de transporte sobre pneus e a sua extensão para o Lagoas Park e Taguspark, a criação da rede de elétrico moderno e a requalificação da rede de interfaces Algés, Paço de Arcos e Oeiras.
Inclui-se também nos projetos estruturantes o reforço da rede clicável do concelho, com destaque para a criação de uma ciclovia entre Algés e Paço de Arcos e outro troço na Avenida Marginal em Paço de Arcos.
Quantos aos serviços de transporte público, prevê-se a criação de carreiras de bairro que liguem as populações a serviços de proximidade e um reforço na oferta de transportes públicos aos polos empresariais.
A rede pedonal será também reforçada, prevendo-se a construção de percursos pedonais acessíveis, implementar medidas de redução de velocidade e mitigação de pontos negros de atropelamento.
No que ao estacionamento diz respeito, é proposta a criação de 18 novos parques de estacionamento público, num total de 3.756 lugares.
Nos projetos estruturantes a realizar inclui-se ainda a criação de um sistema de bicicletas partilhadas (convencionais e elétricas), cuja implementação propõe-se que seja faseada (1ª fase na ciclovia empresarial, 2ªfase no resto do concelho, à medida que as ciclovias forem estando concluídas).
Quanto à rede de carregamento de veículos elétricos será reforçada para cerca de 200 pontos de carregamento público, a localizar em zonas de maior concentração de comércio e serviços, zonas residenciais, parques de estacionamento municipais e equipamentos coletivos, praias, parques empresariais e polos turísticos.