Auditório Municipal Eunice Munõz

Os 18 presidentes de Câmara Municipal dos 18 municípios da Área Metropolitana de Lisboa (AML), vão reunir em Oeiras, no âmbito da conferência “Cultura em rede”. Será o motor de arranque de um processo de participação alargada e de diálogo entre a AML, os municípios e os agentes culturais que fazem e promovem atividades neste âmbito.

O encontro servirá ainda para a apresentação e assinatura da Carta de Intenções para a Cultura da Área Metropolitana de Lisboa, um documento construído pela AML, em parceria com os seus 18 municípios, que sustenta os princípios de um caminho para “reforçar a cultura em rede no território” e que tem como objetivo iniciar um processo, com participação alargada e de diálogo entre os municípios e os agentes culturais, que esbata fronteiras no território e trabalhe a cultura em rede, unindo as comunidades e celebrando as dinâmicas colaborativas.

O evento realiza-se no dia 19 de abril, no Auditório Municipal Eunice Munõz, a partir das 09h30, e estará a cargo de Isaltino Morais, presidente da Câmara Municipal de Oeiras, e Carlos Humberto de Carvalho, primeiro-secretário metropolitano.

Do programa de abertura fará ainda parte uma mesa-redonda e um debate sobre a gestão cultural nos municípios, com Paula Mota Garcia, coordenadora da Equipa de Missão Évora Capital Europeia da Cultura 2027, Salvato Teles de Menezes, presidente da Fundação D. Luís I (Cascais), Inês de Medeiros, presidente da Câmara Municipal de Almada, e Pedro Pina, vereador da Câmara Municipal de Setúbal, que será moderado por Jorge Barreto Xavier, diretor municipal da Câmara Municipal de Oeiras.

A conferência terá quatro painéis temáticos, que decorrerão em simultâneo, onde serão discutidas as ligações da cultura com a educação (Livraria-Galeria Municipal Verney), com o turismo (Centro Cultural Palácio do Egipto), com o património (Mercado Municipal de Oeiras) e com as artes (Auditório Municipal Eunice Munõz).

Paulo Pires do Vale, comissário do Plano Nacional das Artes, Ana Paula Laborinho, diretora em Portugal da Organização dos Estados Iberoamericanos para a Educação, Ciência e Cultura, Miguel Honrado, diretor executivo da AMEC Metropolitana e Margarida Fragoso, coordenadora do Núcleo de Educação da Direção Municipal de Cultura da Câmara Municipal de Lisboa estarão no painel cultura e educação, que será moderado por Pedro Patacho, vereador de Educação da Câmara Municipal de Oeiras.

Ana Pinho, presidente do Conselho de Administração da Fundação de Serralves, Bernardo Trindade, presidente da Associação de Hotelaria de Portugal e Emília Ferreira, diretora do Museu Nacional de Arte Contemporânea dinamizarão o painel cultura e turismo, moderado por Pedro Vinagre, diretor executivo da Fundação D. Luís I.

Conferência

O painel cultura e património terá como oradores Aline Beauvink, presidente da Associação de Defesa do Património de Lisboa, Walter Rossa, professor da Universidade de Coimbra, Simonetta Luz Afonso, curadora e museóloga e Ana Paula Amendoeira, diretora regional de
Cultura do Alentejo. Será moderado por Luís Liberato Batista, diretor de Departamento da Cultura, Desporto, Direitos Sociais, Saúde e Juventude da Câmara Municipal de Setúbal.

Finalmente, o painel cultura e artes contará com John Romão, encenador, programador cultural e curador, Marta Martins, diretora executiva da Artemrede e Rui Catarino, presidente do conselho de administração do Teatro Nacional D. Maria II.

A moderação ficará a cargo de Filipa Oliveira, curadora e programadora de Artes Visuais da
Câmara Municipal de Almada Do programa de encerramento da conferência, que decorrerá no Forte de São Julião da Barra, fará parte a apresentação e assinatura da Carta de Intenções para a Cultura da Área Metropolitana de Lisboa, uma palestra sobre a cultura em rede e o desenvolvimento cultural do território, a cargo de Robert Palmer, ex-diretor-geral de cultura do Conselho da Europa e Comissário de Glasgow e Bruxelas, Capitais Europeias da Cultura, e intervenções de Pedro Adão e Silva, ministro da Cultura, e de Carla Tavares, presidente do conselho metropolitano.

As atuações da Orquestra Geração e de O mundo do Espetáculo, e a apresentação de uma ilustração original, de Mário Linhares, que reflete os traços culturais, as tradições, o sentido e o património que dão vida ao território da área metropolitana de Lisboa farão igualmente parte do programa da conferência.

Espera-se a participação de cerca de 250 pessoas, maioritariamente agentes culturais e técnicos municipais.

Imagem: @ Google Maps