O Taguspark – Cidade do Conhecimento acaba de estabelecer o seu primeiro acordo internacional com vista à potencial exportação da marca-modelo “Cidade do Conhecimento”.
O Governo do Estado do Paraná, Brasil, e a CELEPAR – Companhia de Tecnologia da Informação e Comunicação do Paraná, marcaram presença no maior Parque de Ciência e Tecnologia de Portugal, para assinarem um memorando de entendimento.
O acordo de colaboração estabelecido entre o Taguspark – Cidade do Conhecimento e o Governo do Estado do Paraná vem formalizar e fomentar a relação entre as duas partes, dando continuidade aos vários encontros realizados nos últimos meses, nomeadamente através de troca de missões técnicas.
“A nossa missão enquanto principal núcleo de Ciência e Tecnologia da Península Ibérica é disseminar o conhecimento nas suas mais diversas formas, e fomentar o progresso e desenvolvimento humano e sustentável através da tecnologia e da inovação, isto em todas as latitudes, o que nos permite aumentar a diversidade e multiplicar o valor acrescentado pelo trabalho de cooperação internacional em rede”, destacou Eduardo Baptista Correia, CEO do Taguspark.
Estes momentos visaram a imersão no ecossistema do Taguspark e, por outro lado, o reconhecimento do potencial de regiões no Paraná para o desenvolvimento de uma “Cidade do Conhecimento” fora das fronteiras portuguesas.
Já Carlos Júnior, Governador do Paraná, sublinhou que “é da maior importância conhecer e que os líderes se inspirem neste magnífico ambiente e infraestruturas do Taguspark. Queremos trabalhar cada vez mais próximos do Taguspark, e tornar realidade para o Estado do Paraná uma Cidade do Conhecimento.”
O memorando de entendimento marca uma nova dinâmica na estratégia de internacionalização do Taguspark, dando fundações ao projeto de uma futura “Cidade do Conhecimento” para o Estado do Paraná. Será constituído um grupo de trabalho entre as instituições para facilitar a transferência de conhecimento, promover visitas técnicas recíprocas e planear projetos comuns.
Recorde-se, o Taguspark adotou em 2019 a assinatura “Cidade do Conhecimento” como forma de distinguir o ecossistema aqui criado, e constituir no futuro uma rede internacional de “Cidades do Conhecimento”. Este é um modelo único da interpretação de um Parque de Ciência e Tecnologia, com a máxima de criar o melhor ambiente de bem-estar e qualidade de vida a par com políticas de desenvolvimento empresarial e de Ciência, Tecnologia e Inovação.