Conferência sobre Gilberto Grácio em Linda-a-Velha

Palácio dos Aciprestes, em Linda-a-Velha

A vida e obra do construtor de guitarras Gilberto Grácio (1936-2021) é tema de uma conferência, na quarta-feira, às 19h00, no Palácio dos Aciprestes, em Linda-a-Velha, no concelho de Oeiras.

Na conferência participam Henrique Fraga, Isabel Macedo e Pedro de Castro.

Gilberto Grácio – herdeiro de uma dinastia de construtores de guitarra portuguesa, tendo-se iniciado na arte aos 12 anos, com o seu pai, João Pedro Grácio Júnior – coordenou um ateliê de construção de instrumentos musicais de corda em Carnaxide, no concelho de Oeiras, no intuito de passar os seus conhecimentos a gerações mais novas, além da sua oficina no Cacém, concelho de Sintra.

Autodidata, Gilberto Grácio aprendeu trabalhando na oficina do pai. Aos 17 anos construiu totalmente o seu primeiro instrumento, uma viola, que conservou consigo toda a vida.

ilberto Grácio foi apontado como “o mais antigo e conceituado construtor de guitarras”, segundo a Associação Portuguesa dos Amigos do Fado que o distinguiu como Sócio de Mérito, na primeira década desde século. Em 2012, a Câmara de Lisboa entregou-lhe a Medalha de Mérito Municipal, grau Ouro. Em outubro de 2002 foi condecorado pelo Presidente da República, Jorge Sampaio, com a Comenda da Ordem do Mérito.

Entre os músicos com os quais colaborou estão Luís Guerreiro, António Chaínho, Takashi Yuasa, Rui Veloso, Fausto, Paco Bandeira, Paulo de Carvalho, Sérgio Godinho e Carlos Paredes.