A Câmara de Oeiras vai promover uma sessão de esclarecimento publica, junto da população, sobre a Unidade de Execução do Espargal, em Paço de Arcos, iniciativa que terá lugar no dia 5 de setembro, às 18h00, no Auditório da Biblioteca Municipal de Oeiras.

Depois de a Câmara ter colocado a Delimitação da Unidade de Execução do Espargal (UEE) e respetivo modelo urbano à discussão pública e de o mesmo já ter sido debatido na Assembleia Municipal, foram recebidas 198 participações, cujos contributos foram tidos em conta para a elaboração final do projeto.

O novo modelo urbano propõe a criação de um corredor verde contínuo com 48 ha, pedonal e ciclável, entre a Quinta do Torneiro e o Passeio Marítimo.

A Unidade de Execução do Espargal prevê também a execução de uma passagem pedonal inferior entre o Parque dos Poetas e o Espargal, uma passagem pedonal sob a linha do caminho-de-ferro entre o Espargal e o Bairro J. Pimenta, a requalificação da Rua do Chafariz e a criação de uma ciclovia entre a estação ferroviária de Oeiras e a de Paço de Arcos.

O modelo urbano inicialmente definido propunha a construção em dois edifícios, libertando a área envolvente para o corredor verde.

Após análise e ponderação das participações recebidas, a Câmara reavaliou a posição do edifício poente, propondo uma nova solução na horizontal, ao longo da Rua do Chafariz.