O Município de Oeiras inaugura esta sexta-feira, 22 de setembro, o novo reservatório de água do Alto de Santa Catarina, em Algés, que se junta aos seis já existentes na Figueirinha, Torneiro, Porto Salvo, Barcarena, Carnaxide e Alto de Leceia.
O concelho de Oeiras tem agora uma capacidade total de armazenamento de água de cerca de 70.000 m3.
Além do novo reservatório, será também inaugurado o miradouro do Alto de Santa Catarina, um espaço de jardim com bancos e baloiços que permite desfrutar de uma vista panorâmica para a zona ribeirinha de Oeiras, o Farol do Bugio, o Geiser Marítimo de Paço de Arcos, o Passeio Marítimo de Oeiras e o Parque Urbano do Jamor.
O artista Tiago Hacke, especializado em pintura sobre a biodiversidade portuguesa, pintou um mural existente, acrescentando uma dimensão artística única à infraestrutura.
O antigo reservatório do Alto de Santa Catarina entrou em funcionamento em 1999 e era constituído por duas células com uma capacidade de armazenamento de 3 500 m3. Abastecia cerca de 8 000 habitantes, satisfazendo um consumo de 2 500 m3/dia nas zonas da Cruz Quebrada, Dafundo, Junça e zona Alta de Algés.
A construção do novo reservatório permitiu assim aumentar em mais 4.000 m3 a capacidade de armazenamento de água e dobrar a população abrangida, que passa a ser de 16.510 habitantes.
Através de cerca de 30 km de rede de distribuição de água, este reservatório tem capacidade para abastecer a zona da Cruz Quebrada, Dafundo, Junça, zonas Alta e Baixa de Algés, Av. da India, Jamor.
Futuramente, está prevista a construção do reservatório do Alto dos Agudinhos, junto à Cidade do Futebol, aumentando a capacidade de reserva para fornecimento de água em Oeiras para 80 000 m³.