A Proteção Civil vai realizar no próximo ano um questionário aos bombeiros voluntários com o objetivo de compreender a sustentabilidade futura do voluntariado e definir estratégias de incentivo ao setor, foi esta terça-feira, anunciado.
Segundo a Autoridade Nacional de Emergência e Proteção Civil (ANEPC), o questionário vai estar disponível ‘online’, entre 05 de janeiro e 05 de fevereiro de 2024, e destina-se aos bombeiros voluntários entre os 18 e os 70 anos que integram o quadro ativo, de comando, mas também de honra e de reserva.
A ANEPC indica que esta auscultação pretende conhecer as motivações dos bombeiros voluntários de várias faixas etárias, com início de atividade em épocas diferentes, compreender a sustentabilidade futura do voluntariado e definir estratégias para fomentar a adesão e a fidelização de voluntários.
A ANEPC refere também que o questionário, cujos resultados deverão ser apresentas em março do próximo ano, visa “conhecer o percurso dos bombeiros, o que esteve na origem da sua opção e se a mesma motivação ainda se mantém”.
Esta auscultação pretende ainda conhecer a influência de variáveis sociodemográficas, idade, local de residência, contexto social e familiar, habilitações literárias no processo de entrada, permanência ou saída de um corpo de bombeiros.
Os cartazes com o ‘QR code’ para que os bombeiros tenham acesso ao questionário vão ser distribuídos nas corporações de bombeiros.
Atualmente, segundo a ANEPC, existem 27.257 bombeiros voluntários no ativo e no comando, além dos 5.015 no quadro de honra e 16.476 na reserva.
A cerimónia de lançamento deste projeto, designado por “Gerações Bravo”, foi apresentada na sede da ANEPC, em Carnaxide, concelho de Oeiras.