IPMA lança alerta vermelho para Oeiras

IPMA lança alerta vermelho

IPMA lança alerta vermelho para Oeiras por forte agitação marítima que vai atingir a orla costeira, entre os dias 23 e 25 de fevereiro.

As previsões meteorológicas para o final desta semana, divulgadas pela NiO com base nas informações do Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA), indicavam uma queda nas temperaturas e o retorno da chuva. No entanto, houve um agravamento das condições, levando o IPMA a elevar para vermelho (o nível mais grave em uma escala de três) o aviso meteorológico para os próximos dois dias, 23 e 24 de fevereiro, no concelho de Oeiras.

Conforme menciona o New in Oeiras, o alerta é devido à forte agitação marítima, com previsão de ondas de noroeste atingindo 7 a 8 metros de altura significativa, podendo chegar a 14 metros de altura máxima. O período crítico está previsto das 21 horas de sexta-feira, dia 23, até às 18 horas de sábado, dia 24.

Essa mudança no clima está relacionada ao enfraquecimento de um anticiclone que estava posicionado a oeste da Península Ibérica, conforme informado pelo IPMA. Os efeitos já começam a ser sentidos nesta quinta-feira, 22 de fevereiro, com alerta amarelo das 18 horas à meia-noite, devido a ondas de noroeste com 4 a 5 metros.

O alerta é elevado para laranja da meia-noite até às 18 horas de sexta-feira, 23, com previsão de ondas de noroeste entre 5 e 7 metros de altura significativa, podendo chegar a 12 metros de altura máxima.

Após o período crítico com alerta vermelho durante o dia de sábado, a gravidade diminui para laranja, das 18 horas do dia 24 (sábado) até às 7 horas do dia 25 (domingo), quando o alerta será rebaixado para amarelo até às 16 horas.

É recomendado que os cidadãos evitem as áreas costeiras, as praias do concelho, bem como caminhadas ou outras atividades nos passeios marítimos de Oeiras e Caxias. Também devem buscar rotas alternativas à Avenida Marginal, que pode ter sua circulação interrompida durante o período mais crítico.

Haverá períodos de chuva ao longo dos próximos três dias. Quanto às temperaturas, a mudança no clima é atribuída à passagem de uma frente fria que afeta todo o continente. Acentuando a queda nos termômetros, as máximas serão de 15 graus, e mínimas de 10, tanto na sexta-feira como no sábado. No domingo, espera-se um aumento para 18 e 13 graus, respectivamente.