Poeiras do Norte de África afetam qualidade do ar em Portugal

Poeiras do Norte de África

Uma massa de ar proveniente dos desertos do Norte de África, transportando poeiras em suspensão, está a atravessar Portugal Continental durante o dia de hoje e amanhã. As Poeiras do Norte de África provocam uma fraca qualidade do ar no Continente, com um aumento das concentrações de partículas inaláveis de origem natural no ar, afetando especialmente as Regiões do Alentejo e Algarve, bem como o interior da Região Centro.

Este poluente (partículas inaláveis – PM10) tem impacto na saúde humana, sobretudo na população mais sensível, como crianças e idosos, cujos cuidados de saúde devem ser reforçados durante a persistência destas condições adversas. Assim, enquanto esta situação se mantiver, a Direção-Geral da Saúde (DGS) recomenda:

  • A população em geral deve evitar esforços prolongados, limitar a atividade física ao ar livre e reduzir a exposição a fatores de risco, como o fumo do tabaco e o contato com substâncias irritantes.
  • Os seguintes grupos de cidadãos, devido à sua maior vulnerabilidade aos efeitos deste fenómeno, além de seguirem as recomendações gerais, devem, sempre que possível, permanecer no interior de edifícios e preferencialmente manter as janelas fechadas: crianças; idosos; pessoas com doenças respiratórias crónicas, incluindo asma; pessoas com problemas cardiovasculares.