Oeiras volta a receber evento dedicado à Aeronáutica e Defesa

Aeronáutica e Defesa

O Taguspark e o Templo da Poesia serão os anfitriões de mais uma edição dos “AED Days”, um evento dedicado às indústrias de Aeronáutica, Espaço e Defesa, que terá início amanhã e se estenderá pelos próximos três dias.

Na sua 11ª edição, os AED Days reunirão especialistas destes setores para discutir os desafios presentes e futuros que enfrentam.

O AEDDays 2024 terá início no dia 7 de maio com a conferência principal – TALKS, a ser realizada no Centro de Congressos do Taguspark. A abertura ficará a cargo do Presidente da AED Cluster Portugal, José Neves, do Presidente da Agência Espacial Portuguesa, Ricardo Conde, e do Vereador da Ciência e Inovação da Câmara Municipal de Oeiras, Pedro Patacho. Neste dia, também estará presente como orador o ex-ministro dos Negócios Estrangeiros, Paulo Portas.

No dia seguinte, está programada uma conferência sobre “Sustentabilidade na Indústria Aeronáutica”, a realizar-se no Templo da Poesia, no Parque dos Poetas.

No último dia, a 9 de maio, o evento deslocar-se-á para Évora, onde estão previstas visitas a instalações de algumas entidades de referência nestes setores, como a TAP e a AERNNOVA. Além disso, em Oeiras, o programa incluirá visitas ao ISQ – Instituto da Soldadura e Qualidade, ao IST-NanoSatLab e à Alma Design.

A indústria Aeronáutica, Espaço e Defesa (AED) é uma das principais indústrias de alta tecnologia no mercado global, representando mais de 921.000 postos de trabalho diretos altamente qualificados, apenas na Europa.

Aeronáutica e Defesa

É uma parte essencial da economia global, impulsionando o desenvolvimento tecnológico e a inovação, não apenas nas cadeias de valor adjacentes, mas também em outros setores da economia, através de sinergias transversais em todo o tecido social e econômico.

A nível nacional, estes três setores já representam um volume de faturação agregado superior a 1,7 mil milhões de euros, com valores de exportação que rondam os 90%, suportando mais de 18.500 recursos humanos.

Em Portugal, esta indústria assume hoje um papel cada vez mais relevante no nosso tecido industrial, sendo que o seu potencial de crescimento é exponencial.