Home DESTAQUE Habemus Primeiro-Ministro: Luís Montenegro

Habemus Primeiro-Ministro: Luís Montenegro

DR

O Presidente da República ouviu os partidos e já tomou uma decisão: tal como se esperava, o líder de Portugal indigitou como Primeiro-Ministro o Presidente do PSD e cabeça-de-lista da AD. Luís Montenegro.

Depois de terem sido contados os votos dos portugueses que moram na Europa e fora dela, a Presidência lança um comunicado informando que Luís Montenegro foi indigitado como PM.

“Atentos os resultados das eleições para a Assembleia da República, ouvidos os partidos políticos nela representados, nos termos constitucionais, e assegurada a viabilização parlamentar do novo Executivo, o Presidente da República indigitou hoje o Dr. Luís Montenegro como Primeiro-Ministro do XXV Governo Constitucional; a nomeação e posse do Governo ocorrerão após a publicação dos resultados definitivos das eleições e a reunião constitutiva da nova legislatura da Assembleia da República#.

Na audição aos partidos, Luís Montenegro fez-se acompanhar por Hugo Soares (Líder Parlamentar), Leonor Beleza (Vice do partido) e Inês Palma Ramalho (Vice do Partido) e apenas disse “mais uma vez boa tarde”, quando passou pelos jornalistas presentes na icónica Sala das Bicas do Palácio de Belém.

De acordo com o artigo 187º da Constituição Portuguesa, “o Primeiro-Ministro é nomeado pelo Presidente da República, ouvidos os partidos representados na Assembleia da República e tendo em conta os resultados eleitorais”.

Recorde-se que o últimos 4 deputados foram distribuídos igualmente por AD e Chega, o que faz com que a AD passe para 91 deputados, enquanto o Chega passa de 60 para 62 deputados e torna-se na 2ª força política pela primeira vez na história da democracia portuguesa.

Exit mobile version